As mães que tem filho ou filhos com microcefalia e tem renda per capita de R$ 220,00 mês, poderão receber auxílio do Governo Federal de um salário mínimo.
É o caso de Alana Cristina, da favela do Ouro Negro. O filho dela nasceu com perímetro da cabeça medindo 28 cm e os médicos não tem dúvidas quanto a microcefalia.
Só não é considerado uma criança com microcefalia aqueles bebês que nascem com perímetro superior a 32 cm, o que, neste caso, é bem diferente.
Alana e o marido estão desempregados. Sobrevivem com ajuda dos amigos da Igreja que frequentam. A criança precisa de acompanhamento que só é oferecido em Natal.
Assim como Alana, várias outras pais de bebês com microcefalia, não só de Mossoró, mas de Baraúna, Caraúbas e Areia Branca, também terão direito ao benefício.
Este benefício já é oferecido pelo Governo Federal. Dona Francisca, que tem dois filhos com microcefalia (40 e 27, além de um já falecido), recebe o benefício para um.
Alana poderá solicitar o benefício para o filho na Agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em Mossoró, que fica perto da casa dela.
Com informações do Estado de São Paulo