Crônica escrita por Cyrus Benavides.
Essa semana me emocionei com um relato de uma cliente.
Tenho 16 anos na estrada da advocacia. Já defendi mulher que tocou fogo no marido e consegui absolver. Já subi na Tribuna do Júri para defender seu Geraldo, que matou a esposa com 24 facadas e saímos vitoriosos, com a tese jurídica defendida.
Há uns 2 anos, uma senhora me procurou no escritório. Seu direito era difícil. Expliquei que poderíamos perder a ação, mas que eu moveria céus para ganharmos. Cobrei os honorários de R$ 2 mil. Ela pediu para parcelar em 4 prestações de 500 reais . Eu sabia da sua simplicidade. Nós tínhamos nos conhecido quando ela me serviu café numa concessionária de veículos.
Essa semana, em pulos de alegria, eu a chamei no escritório, para comunica-la pessoalmente que tínhamos ganhado definitivamente sua ação. Em festa nos abraçamos. Brindamos copos de água como se fosse champanhe.
Nesse momento uma revelação. Com lágrimas escorrendo nos olhos, ela disse : - Dr Cyrus ! Quando o senhor me cobrou os 2 mil , eu não tinha nem o dinheiro da passagem para voltar para casa . Voltei andando e pedindo a Deus uma solução. Meus vizinhos me diziam que Advogados só sabem " comer " dinheiro da gente. Não dormi a noite inteira. Quando acordei , liguei para o dono da casa em que morava de aluguel e devolvi o imóvel que eu pagava 500 reais de aluguel. Juntei meus troços e fui morar de favor na casa de um parente. O dinheiro do aluguel, eu passava a pagar o senhor.
Levantou as mãos para o céu, fechou os olhos e disse umas 50 vezes : - obrigado meu Deus.
E eu, cheguei à conclusão que sou um babaca quando trato de honorários. Enxergo números e esqueço os caminhos percorridos até os valores chegarem às minhas mãos. O verdadeiro valor do sacrifício em busca de um sonho.
Ela tem 50 anos. Com essa vitória, enquanto for viva vai receber mensalmente R$ 3 mil reais.
" E o que perdido foi, não se compara com o que há de vir ... "