A Polícia Militar conseguiu recapturar o fugitivo de Justiça João Maria dos Santos de Oliveira, o João Mago, de 32 anos, um dos principais líderes da facção criminosa Sindicato do RN.
Para o setor de inteligência da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Rio Grande do Norte, João Mago estaria liderando os ataques aos transportes públicos e instituições em Natal e no interior.
Com o suspeito, os policiais militares que efetuaram a prisão encontraram R$ 300 mil em dinheiro, cerca de 60 celulares, muita droga, armas e munições.
A SESED havia informado mais cedo que pelo menos outros 50 estão presos.
O fugitivo foi localizado num condomínio em Nova Parnamirim e já está em poder da Polícia Civil, em Mãe Luíza, para os procedimentos de praxe e depois será entregue de volta ao Sistema Prisional do RN.
O delegado-geral Cleiton Pinho de Sousa e a delegada Sheyla Freitas destacaram que João Mago usava mais de 60 celulares para não ser localizado pela inteligência. Só que o trabalho conseguiu localizá-lo e prendê-lo.
Além de tráfico drogas, João Mago também é investigado por homicídios, inclusive de policiais, assim como de assaltos. Aliás, a primeira vez que foi preso em Natal foi por assalto. O criminoso havia saído da prisão pela porta da frente, usando um alvará falso.
Diante do seu poder de comando e financeiro, não se descarta a possibilidade de o Governo do Rio Grande do Note solicitar a transferência dele para o sistema prisional federal.
Após a prisão de João Mago, a delegada Sheyla Freitas disse que vai localizar e prender os outros. É só uma questão de tempo. No caso de João Mago, a delegada disse que ele foi preso "com a boca na butija". Para a delegada, este é o começo do fim dos ataques. "A Policia e o Sistema Penitenciário vai dá um fim nestas facções", finaliza.
O delegado José Cleiton Pinho de Sousa disse que o trabalho que resultou na prisão de João Mago foi articulado e vai continuar até fechar o cerco a outros suspeitos envolvidos. Ele acredita que é só uma questão de tempo para que os demais envolvidos nos ataques estejam presos.
Reforço federal
O governador Robinson Faria solicitou durante à tarde deste domingo, dia 31, ao presidente interino Michel Temer, o envio de tropas federais (Exército) para auxiliar no trabalho preventivo nas ruas da região metropolitana de Natal, no combate à onda de ataque promovido pelas facções criminosas dos presídios do RN. O pedido já foi atendido. Os detalhes do envio das tropas ainda estão sendo finalizados.