03 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:15
POLÍCIA
Da redação
02/08/2016 04:02
Atualizado
13/12/2018 11:46

Facção ataca no interior e Sesed informa que 68 suspeitos estão presos

Já foram registrados casos de ataques em Currais Novos, Pedências, Montanhas e outras três cidades. SESED comtabiliza cerca de 80 ataques e 68 prisões
Os criminosos da facção Sindicato do RN mudaram o alvo de seus ataques na noite desta segunda-feira. Ao invés da região metropolitana, atacaram com com mais força as cidades do interior do interior do Rio Grande do Norte, com destaque para Pendências. Currais Novos e Montanhas. O número de ataques já se aproxima dos 80 e o número de presos está em 68.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) por meio das Polícias Militar e Civil detiveram, na madrugada desta terça-feira (2), em Natal e Parnamirim mais três suspeitos de envolvimento em atos de vandalismo no RN. Além de prender, os líderes do Sindicato do RN está isolados e alguns sendo transferidos para o Presídio Federal de Mossoró.
 
A SESED informa que no bairro Planalto, na zona Oeste de Natal, os policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (9ºBPM), que atuam no Ronda Cidadã, prenderam dois homens suspeitos de tentarem colocar fogo em um prédio público da localidade. José Romualdo Nunes, de 29 anos, e Flávio Rodrigo Nunes Valentim, de 20 anos ainda tentaram se evadir, mas logo foram detidos. Com eles foi apreendido um recipiente com combustível. Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para as devidas autuações.
 
Em Parnamirim, policiais da 1º Delegacia de Polícia Civil prenderam na tarde desta segunda-feira (1) um suspeito de fazer parte de uma organização criminosa envolvida nos atos de vandalismo. Detalhes desta prisão serão divulgadas no próximo boletim da Sesed, durante coletiva no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo.
 
Com mais esses casos, sobe para 68 o número de suspeitos presos e apreendidos envolvidos de alguma forma em atos de vandalismo a transportes e prédios públicos na Região Metropolitana de Natal e no interior.
 
Ao todo foram verificadas 80 ocorrências, das quais 46 incêndios, 19 tentativas de incêndios, sete disparos contra prédios públicos e proximidades, quatro envolvendo artefatos explosivos e três depredações. Os veículos incendiados (ônibus e microônibus) são 27.
 
As ocorrências foram registradas em 29 cidades: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Câmara, Jardim de Piranhas, Assu, Tangará, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape, São Paulo do Potengi, Goianinha, Florânia, São José de Campestre, Canguaretama, Cruzeta, São Vicente, Tenente Laurentino, Jardim do Seridó, Pedro Avelino, Montanhas, Lagoa Nova e São Tomé.

As ocorrências em Mossoró, segundo o secretário de segurança Alvibá Gomes, foi uma tentativa de queimar um ônibus escolar e alguns trotes para escolas particulares e públicas que causaram transtornos. Sobre os ônibus, chegou a se cogitar os transportes públicos não circularem, mas logo esta possiblidade foi descartada e os ônibus e táxis estão circulando normalmente.


 
O boletim produzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), registra o total de ocorrências de atos criminosos em reação às medidas de retomada do controle do sistema prisional pelo poder público.
 
Outros suspeitos, conduzidos para averiguação, foram detidos em Monte Alegre, Macaíba, Parnamirim, Parelhas, Santa Cruz, Natal, Currais Novos, São Paulo do Potengi e Patu. Com eles a PM apreendeu motos roubadas, armas, cartuchos, munições, chumbo, pólvora e dezenas recipientes de combustíveis. Todos os detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil que está realizando os procedimentos necessários para elucidar cada caso.
 
Cinco suspeitos foram conduzidos às delegacias do interior
 
Também foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil um adolescente em São Paulo do Potengi e quatro adultos em São Tomé por suspeita de envolvimentos em atos incendiários nestas cidades. A Polícia ainda confirmará os destalhes destas operações.
 

Na capital, ônibus voltam a circular com escolta policial


Nesta terça-feira (02), a frota de ônibus circula normalmente em Natal. Os veículos deixaram as garagens às 5 horas da manhã para cumprir os itinerários que fazem rotineiramente. Segundo o inspetor-chefe da STTU, Carlos Eugênio, a tendência é que o sistema funcione hoje dentro da normalidade. "Pode ser que hoje os veículos ainda circulem com horário reduzido, até as 21 horas, mas até agora o que está certo é que será normal", comentou Carlos Eugênio.

Ele ressaltou que a chegada dos homens das Forças Armadas, que reforçarão o esquema de segurança nas ruas, também contribuiu para a sensação de que a cidade retoma a normalidade gradativamente. "Ontem (segunda) à noite, não houve incidente com ônibus", lembrou, "portanto acho que as coisas estão se normalizando".

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) tem orientado a população que siga sua rotina diária normalmente. A Polícia Militar tem reforçado os terminais e principais corredores de transportes públicos da cidade.

O secretário de Segurança Ronaldo Lundgren ordenou que intensificassemos nossas operações. Ocupamos todos os terminais e estão trabalhando de forma integrada para garantir a situação de tranquilidade na cidade", ressaltou o subcomandante geral da PMRN, coronel Sairo Silva.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário