29 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:14
POLÍCIA
Da redação
07/08/2016 06:52
Atualizado
12/12/2018 21:28

Ataque em Georgino Avelino deixa três veículos destruídos

Rio Grande do Norte, segundo a SESED, estava há 50 horas sem acontecer ataques, que estão sendo reivindicado pela facção criminosa Sindicato do RN
Cedida/PM
Os vândalos voltaram a atacar no Rio Grande do Norte após 50 horas de trégua. O ataque foi no município de Senador Georgino Avelino, distante 50 km de Natal/RN.
 
Foram destruídos com fogo uma retroescavadeira, um caminhão e um Ônibus escolar dentro da garagem da Prefeitura Municipal de Georgino Avelino.
 
A garagem não fica na área urbana (fica na comunidade chamada Carnaúba) e não havia guarda patrimonial. Era um alvo fácil para os vândalos.
 
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social admite que o incêndio pode ter sido criminoso e a facção criminosa Sindicato do RN pode até reivindicar autoria.
 
Entretanto, conforme relato no G1, não existe nada comprovado ainda que se trata de ataque do Sindicato do RN. O caso será investigado em inquérito policial.
 
Existe quem esteja também desconfiando que alguns ataques, como este de Georgino Avelino, sejam em consequência do processo eleitoral local.
 
Neste caso, seriam criminosos dos referidos municípios se aproveitando da situação gerada pelos ataques do Sindicato do RN em mais de 37 municípios.
 
A facção criminosa, que surgiu nos presídios do RN há 4 anos, está promovendo ataques no RN devido a instalação de bloqueadores de celulares nos presídios.
 
O Estado, por sua vez, não recuou. Os ataques começaram no dia 29 de julho. O Estado reagiu, prendendo mais de 100 suspeitos e transferindo 28 envolvidos para presídios federais de Mossoró e de outros quatro estados.
 
Houve um recuo significativo nos ataques quando 1.200 homens do Exército passaram a ajudar a Policia Militar a patrulhar as ruas da região metropolitana de Natal. Todos os policiais do Estado se envolveram contra os ataques.
 
Em Mossoró, o secretário Alvibá Gomes, da Segurança Pública e da Defesa Social, conseguiu unir todas as forças policiais para patrulhar a cidade de forma sistemática para coibir possíveis ataques.
 
Mossoró está sem incidentes há 72 horas (último ataque foi na DEFUR e os quatro suspeitos foram preso) e Natal estava com cenário de sossego há 50 horas.
 
Entretanto, durante a madrugada deste domingo, três veículos públicos foram queimados na garagem da Prefeitura de Georgino Avelino.
 
Instalação dos bloqueadores
O Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e a Secretaria de Justiça e Cidadania informaram que os bloqueadores já estão funcionando em fase de testes no Presídio Estadual de Parnamirim.
 
Após concluir em Parnamirim, os outros presídios e cadeias do Rio Grande do Norte terão uso de celulares por presos bloqueados. A medida é a primeira numa série para o Estado reassumir o controle interno das prisões.
 
Com informações do G1 RN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário