29 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:14
ECONOMIA
Mirella Ciarlini
07/08/2016 08:04
Atualizado
12/12/2018 19:44

Vendas devem aumentar na última semana antes do Dia dos Pais

CDL espera pelo menos manter o faturamento da data no ano passado, mas dados oficiais mostram que o consumidor não está disposto a gastar muito
Valéria Lima / MH
O consumidor vai deixando para a última hora, mas quando se aproximam as datas comemorativas começa a movimentação. Nessa última semana de vendas que antecede o Dia dos Pais começarão as ações promocionais e as compras também.
 
Mas mesmo com a melhora inevitável que já começa no final de semana anterior ao Dia dos Pais, a expectativa não é das melhores para essa que é uma das mais importantes datas de vendas do comércio varejista.
 
Para tentar garantir bom desempenho, comerciantes já baixaram os preços dos produtos e agora apostam em uma semana aquecida, para pelo menos conseguirem manter o resultado do ano passado. Vai ser preciso muito jogo de cintura para fisgar o consumidor que já decidiu que não pode e não vai gastar.
 
“Ano passado foi de dificuldades e embora a gente tente manter o otimismo, espera pelo menos resultado igual enquanto não há uma recuperação maior da economia”, afirma Getúlio Vale que é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró.
 
A cautela com relação ao otimismo das entidades ligadas ao comércio é justificada pelas pesquisas. Dados divulgados pela Fecomércio dão conta de que tanto a data terá menos compras, como os filhos irão apostar em presentes mais baratos.
 
De acordo com o levantamento, o consumidor mossoroense pretende gastar 15% a menos este ano em relação a 2015. Os dados do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC/Fecomércio) mostram porque, mesmo com expectativas melhores dos empresários e da própria economia no quesito confiança, é tão desafiador o retorno satisfatório no caixa das lojas do comércio em geral.
 
Também por falta de recursos muitos filhos vão simplesmente optar por suspender o presente. A diminuição nos dados que refletem quem pretende comprar na data diminuiu mais de 6% em relação ao ano anterior. Os presentes também serão mais baratos. Cerca de R$ 95, quando em 2015 chegavam a quase R$ 110, em média.

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