A Justiça determinou o afastamento de três vereadores do município de Ielmo Marinho por suspeita de corrupção passiva através de "troca de favores" com o então prefeito Francenilson Alexandre dos Santos.
Segundo o Ministério Público, autor da ação, os vereadores receberam vantagem indevida, na forma de cargos públicos e pecúnia - realizada pelo prefeito, em troca de voto dos parlamentares pelo arquivamento do processo de cassação que tramitou na Câmara de Vereadores contra o Chefe do Executivo municipal.
As medidas autorizadas pelo Juiz da Vara Criminal da Comarca de Macaíba no processo nº 0101539-46.2016.8.20.0121 atingiram os vereadores José Roberto Dias Mesquita, Sebastião Evilásio da Silva (“Bastinho”) e Josemi Ezequiel da Silva e foram comunicadas aos demais vereadores no curso dos trabalhos da Câmara, por volta das 15h30.
Francenilson Alexandre sucedeu o Prefeito afastado Bruno Patriota Medeiros e está preso preventivamente por ordem do Tribunal de Justiça no processo nº 2016.009312-1, em razão dos mesmos fatos, quando ainda exercia o cargo de Prefeito de Ielmo Marinho.