O Rio Grande do Norte destinará R$ 26,7 milhões para obras de combate à seca, que chega ao quinto ano consecutivo no Nordeste brasileiro. O investimento advém de assinatura de convênios com 128 associações potiguares.
Os projetos terão 4.607 beneficários direitos e serão aplicados a 55 municípios das regiões de Açu-Mossoró, Agreste Litoral, Alto Oeste, Potengi, Seridó, Sertão do Apodi e Trairi.
Os recursos serão empregados em perfuração de poços, rede de adução e distruibuição, além de instalação de reservatórios nas localidades.
O valor faz parte do escopo de projetos do RN Sustentável, por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Finanças, em uma ação da pasta do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.
Na oportunidade, haverá ainda a entrega dos certificados do curso de capacitação aos Conselhos Municipais de Desenvolvimentos Solidário e Sustentável (CMDS), e aos beneficiários. Ao todo 2.249 beneficiários e membros de conselhos passaram por aperfeiçoamento.
O investimento foi de R$ 1,9 milhão. A capacitação técnica é feita no intuito de melhor fiscalizar a aplicação dos recursos investidos nas associações, como também melhorar a capacidade de gerenciar o empreendimento.