16 MAI 2024 | ATUALIZADO 09:43
MOSSORÓ
Da redação
15/08/2016 08:31
Atualizado
14/12/2018 04:42

Operação Sorriso devolve o sorriso e autoestima a 53 pacientes em Mossoró

Pela primeira vez na cidade, ONG que realiza cirurgias gratuitas a fim de atender a grande demanda existente na região, e já organiza voltar ao RN anualmente até 2019.
Bruno Martins
A Operação Sorriso, ONG responsável por cirurgias gratuitas em portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina), tem motivos de sobra para comemorar: de 4 a 7 de agosto, durante a 1ª edição de seu programa humanitário na cidade de Mossoró, no Rio de Grande do Norte, realizou 68 procedimentos cirúrgicos, beneficiando 53 pacientes. Também foram oferecidas 936 consultas especializadas gratuitas a 104 pacientes. O trabalho foi feito por uma equipe de voluntários vinda de diversas partes do País e também do exterior.
 
Todos os pacientes operados retornaram para consulta pós-operatória no dia 10 de agosto, no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado, e voltarão para outras duas revisões, previstas para daqui a seis meses e um ano depois da cirurgia. Uma característica deste programa humanitário chamou a atenção da equipe de voluntários: além de pacientes da cidade do Mossoró e de outros municípios próximos, também foram operadas pessoas vindas de outros estados, como Ceará e Paraíba. Os pacientes triados que não foram selecionados para as cirurgias deste programa humanitário terão mais uma chance no próximo ano.
 
Voltar ao Rio Grande do Norte era um sonho antigo da organização e que, agora, pôde se concretizar por meio de uma corrente do bem. Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso, agradeceu não apenas o envolvimento de dirigentes da cidade de Mossoró, como a Secretaria Municipal de Saúde, a Regional de Saúde e o Centro Clínico, mas também o hospital parceiro Wilson Rosado, segundo ela uma entidade privada que abriu as portas para 60 voluntários médicos da Operação Sorriso, aos quais se somaram ao corpo de enfermeiros e outros profissionais da casa.
 
“Trabalhamos lado a lado no último fim de semana e fomos surpreendidos, nós, pacientes e familiares, com um carinho e atenção sem fim, transformando 53 vidas para sempre. A mídia local, com a divulgação massiva que tivemos, também foi fundamental para a nossa busca por pacientes. E não podemos esquecer da população que realizou doações, das várias empresas locais que nos doaram alimentos para as refeições dos pacientes na triagem e do abrigo oferecido pelo Hospital da PM, que alojou os pacientes de fora da cidade”, agradeceu Ana, anunciando a volta da ONG à cidade ainda no primeiro semestre de 2017 e, anualmente, até 2019, graças ao apoio da Voltalia Energia do Brasil - empresa produtora de energia elétrica a partir de fontes renováveis -, em parceria com a Copel. Juntas, Voltalia e Copel vão oferecer o suporte necessário à Operação Sorriso por meio do Complexo Eólico São Miguel do Gostoso.
 
Neste programa humanitário, a Operação Sorriso também contou com a visita de alguns patrocinadores, como Azul e Voltalia. A companhia aérea contribuiu transportando a equipe médica voluntária e todos os equipamentos e suprimentos. Além disso, enviaram voluntários que desempenharam diversas atividades na triagem e nos dias de cirurgia. O programa humanitário de Mossoró contou ainda com o apoio de empresas socialmente responsáveis, como Johnson&Johnson, BNDES, Copel, White Martins, Alshop, Amend, Aumund, Bionexo, Bradesco Seguros, Citi, Associação Citi Esperança, Comerc, Contém 1g, Cristália, Day Pharma, Elavon, Icatu Seguros, iZettle, Medtronic, Pepsico, Rotary Club, Schivartche Advogados, Seteco, Staples, Tennis Station, Way Models e Approach Comunicação.
 
A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), o Projeto Genoma e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também são parceiros da organização. Localmente, a Operação Sorriso pôde contar com o Hospital Wilson Rosado, o Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado e a 2ª Regional de Saúde do Rio Grande do Norte, além da Apafis, Chamego Doce, FACENE, Hospital Regional da Polícia Militar, Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, LocFácil Turismo, Master Turismo, Meio Dia Refeições Industriais, R.Crio e Thermas Hotel&Resort.
 
Sobre a Operação Sorriso 
 
A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em quase 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 240 mil crianças. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 91 mil exames e avaliações especializadas e mais de 4,7 mil cirurgias em treze estados brasileiros. Só em 2015, a organização realizou mais de quatro mil avaliações médicas e ultrapassou o número de 220 cirurgias. Tudo gratuitamente, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima a milhares de pacientes.  Neste ano, além de Mossoró, a Operação Sorriso planeja realizar programas humanitários nas cidades de Santarém (PA), Fortaleza (CE) e Porto Velho (RO).
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário