28 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:14
VARIEDADES
Da redação
19/08/2016 04:35
Atualizado
14/12/2018 08:29

Livro lançado hoje reúne histórias e curiosidades sobre Tibau

Jornalista Lúcia Rocha, autora da obra, conta que a inspiração para o livro veio através do contato com grandes figuras do município. Obra será lançada nesta sexta-feira na 12ª Feira do Livro de Mossoró.
Divulgação
Com cerca de 4 mil e ponto turístico da região pelas belas praias, o município de Tibau vai ter sua história registrada em livro. O exemplar será lançado nesta sexta-feira, 19, na 12ª edição da Feira do Livro de Mossoró. 

O livro será comercializado por R$ 50,00 - já começamos a pré-venda pela internet, já foram adquiridos alguns exemplares por moradores do Guarujá, Estados Unidos, Manaus e Belo Horizonte. 

Denominado “Tibau de Todos os Tempos”, o livro é de autoria da jornalista Lúcia Rocha, que mora na cidade desde 2009, e contou com a revisão do jornalista Carlos Adams. 

Segundo Lúcia, a ideia do livro surgiu quando ela começou a morar na cidade e a partir do convívio com importantes figuras do município, como é o caso do pescador Tidó, que faleceu ano passado, um dos mais antigos moradores de Tibau. 

“Comecei a levar [para a Rádio FM Tibau, onde atuava] os idosos de Tibau que participavam da Associação de Idosos Nova Vida, frequentada por mamãe. Então, a cidade pode ouvir pessoas como Raimundo Vieira Melo, o Tidó, contar sua história e as histórias e estórias de pescador. E tantos outros, pessoas comuns, mas que jamais tiveram oportunidade de dar entrevista, deixar registrado em jornais ou qualquer outro veículo de comunicação”, contou Lúcia ao MOSSORÓ HOJE. 

Com boas histórias e personagens à disposição, Lúcia iniciou uma pesquisa m livros e veículos de imprensa sobre fatos relacionados à cidade. Toda essa pesquisa estará contida no Tibau de Todos os Tempos Volume I. 

“No Volume I, o leitor vai encontrar textos escritos sobre Tibau, a partir de 1816, de um português, filho de ingleses, Henry Koster, que esteve de passagem por Tibau em 1810, a cavalo, e chamou a atenção os morros de areia colorida. Esse texto foi publicado num jornal de Londres, em 1816 e no livro Brazil in Travel, traduzido por Luís da Câmara Cascudo”, relatou a jornalista. 

A jornalista leu cerca de 300 livros para compor a obra Tibau de Todos os Tempos. Ela conta que as redes sociais também ajudaram na composição, através do grupo no Facebook “Tibau de Todos os Tempos”, que dá nome ao livro.  

Apesar de ser veterana no ramo da literatura, Lúcia Rocha afirma que nunca escreveu com tanta paixão. Tibau de Todos os Tempos será o terceiro livro solo da jornalista e o segundo na região. “Já escrevi dois em parceria com outras pessoas, um em São Paulo e, há dois anos o do Trio Mossoró, com Oseas Lopes e Almir Nogueira, que participou do Projeto Rota Batida. Mas posso garantir, nunca escrevi tanto com tanta paixão como essa série Tibau de Todos os Tempos”, disse. 

O livro Tibau de Todos os Tempos é uma produção independente, custeado pela jornalista Lúcia Rocha. E ela não quer parar no primeiro.  A ideia é de que em seguida venham próximas edições do livro. 

Lançado na Feira do Livro na tarde desta sexta, a obra também terá lançamento em Natal, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, e em Tibau, no dia 9 de setembro, no Viola Beach. 

Serviço:
Lançamento Livro "Tibau de Todos os Tempos"
12ª Feira do Livro de Mossoró, Expocenter. 
Às 19h

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário