21 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:31
POLÍTICA
Da redação
24/08/2016 12:00
Atualizado
13/12/2018 10:31

"Ela fez muita coisa de errado, não foi pouca não", relembra Herval sobre Rosalba

"Foi pra lá de 20 fatos ilícitos, todos reconhecidos pelo TRE e TSE", destacou o magistrado, que naquele ano condenou a então candidata a prefeita Cláudia Regina onze vezes
Cezar Alves
O juiz Herval Sampaio Júnior relembrou, durante entrevista concedida ao programa Cenário Político, exibido pela TCM, as ilicitudes cometidas pelas ex-governadora Rosalba Ciarlini durante as eleições municipais de 2012. Segundo o magistrado, que presidiu o pleito naquele ano, a atual candidata à Prefeitura de Mossoró "fez muita coisa errada".

"Às vezes fico realmente sem entender... como é que tudo que eu disse que a então governadora, hoje candidata, fez de errado nas eleições de 2012, e ela fez muita coisa de errado, não foi pouca não, se quiser pode olhar no meu livro que está sendo lançado no dia 2 de setembro que você vai ver, foi pra lá de 20 fatos ilícitos, todos reconhecidos pelo TRE e TSE, e mesmo assim, por algo que eu prefiro não comentar, houve uma reconfiguração, mudando inclusive algo que já tinha sido considerado grave, que era o caso do avião, e não foi considerado grave depois, sendo aplicado uma multa...", apontou Herval.

ASSISTA AO VÍDEO COM AS DECLARAÇÕES DE HERVAL:
 


O posicionamento do juiz veio após uma pergunta de um telespectador sobre o fato de Rosalba ter registrado sua candidatura a prefeito para as eleições municipais de 2016. Herval disse que não falaria sobre o caso específico do registro, mas reforçou que, eleitoralmente, não há nenhuma implicação automática quanto à elegibilidade da ex-governadora, no entanto, os processos nos quais ela foi condenada e outras ações ainda em andamento podem levantar questionamentos sobre a continuidade da candidatura de Rosalba.

LEIA MAIS:

Herval diz que há candidatos "sonegando a realidade" em declaração de bens à Justiça

"O eleitor deve analisar todos os antecedentes dos candidatos", recomenda o juiz Herval Sampaio


"Eleitoralmente, não me pergunte o porquê, ela está sem nenhuma implicação automática, por outro lado, segundo o que estou verificando, lendo, ela tem problemas, em julgamentos como gestora, enquanto prefeita de Mossoró, isso deve ser trazido à tona, porque é comum nessas impugnações", disse Herval.

O juiz revelou que há, em Natal, uma série de ações movidas pelo Ministério Público contra Rosalba por improbidade administrativa. "Todos os fatos que considerei ilícito, eu oficiei e o MP entrou com diversas ações de improbidade administrativa contra ela, que responde em Natal a várias ações, inclusive a ações mais importantes do que essa do avião. Evidentemente, pode-se procurar alguma relação no que tange à ilicitude inconteste dos fatos que ela cometeu, aí não se discute não, porque sequer ela vai poder discutir que os fatos foram lícitos", afirmou.

Por fim, Herval destacou que caberá ao juiz da 34ª zona eleitoral, Cláudio Mendes Júnior, deferir ou não os pedidos de registros de candidaturas. "Evidentemente o juiz responsável é quem vai analisar essas impugnações. Não se pode dizer que ninguém é inelegível ou elegível. Pedir o registro de candidatura todo mundo pode", concluiu.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário