01 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:23
POLÍTICA
Da redação
06/09/2016 12:31
Atualizado
13/12/2018 19:37

Candidatos a prefeito de Mossoró apresentam propostas para o microempreendedorismo

Evento promovido pelo Sebrae abriu espaço para os cinco postulantes ao Palácio da Resistência falaram sobre projetos voltados para os pequenos negócios e geração de renda.
Josemário Alves
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) promoveu nesta terça, 6, encontro com candidatos a prefeito nos dos 10 municípios do estado que possuem pontos de atendimento da instituição. Em Mossoró, os cinco postulantes ao Palácio da Resistência participaram da iniciativa, que abriu espaço para cada um apresentar suas propostas voltadas para os pequenos negócios e geração de renda.

Francisco José Júnior (PSD), Gutemberg Dias (PCdoB), Josué Moreira (PSDC), Rosalba Ciarlini (PP) e Sebastião Couto (PSDB) tiveram, cada um, 10 minutos para expor ao público presente, formado em sua maioria por empresários da cidade, o que pretendem fazer para incentivar o microempreendedorismo em Mossoró ao longo dos próximos quatro anos.

O encontro foi conduzido pelo diretor técnico do Sebrae/RN, João Hélio Cavalcanti, em conjunto com o gerente do Escritório Regional do Oeste, João Vidal, que entregaram ainda aos candidatos o Guia do Candidato Empreendedor – Agenda de Compromissos com os Pequenos Negócios par Geração de Emprego e Renda, uma cartilha que traz 100 ações e 10 passos para orientar os futuros gestores sobre boas práticas para a promoção do desenvolvimento econômico local.

Por sorteio, o primeiro a falar foi Francisco José Júnior. Em sua exposição, o candidato do PSD destacou as ações implantadas ao longo do seu mandato em apoio ao microempreendedor, elencando ainda propostas para esse segmento. O prefeito citou a abertura da Sala do Empreendedor e o Projeto Prosperar, desenvolvidos em parceria com o Sebrae; a implantação da REDESIM, sistema que facilita a abertura de novas empresas; parceria com o Banco do Nordeste para o fornecimento de microcrédito, entre outras ações para fortalecer o turismo, por exemplo.

“O maior problema dessa crise que estamos vivendo é que antigos gestores acharam que o tripé petróleo, sal, fruticultura iria manter a nossa economia em alta para sempre. Nós estamos fazendo diferente, olhando para o futuro, abrindo diálogos para que grupos estrangeiros invistam no ploto cloroquímico, energético, no polo de importados, sem falar na necessidade de investirmos também no polo do turismo, seja ecológico, de aventura, seja religioso. Não podemos levantar somente a bandeira do turismo de evento”, afirmou Francisco José Júnior.

Segundo a expor suas propostas para os micro e pequenos empreendedores, o candidato Sebastião Couto, frisou a importância de ações educativas que ajudem os pequenos empreendedores a formalizarem seus negócios.

Nos minutos finais de sua explanação o candidato falou do “Mossoró Cidade das Energias,” projeto que está no seu plano de governo e prevê a exploração do potencial energético da região como energia eólica, solar, biomassa e petróleo. A concretização desse projeto vai incentivar a criação de milhares de micro, pequenas e grandes empresas para dar suporte a um setor energético diversificado.

O candidato Gutemberg Dias fez questão de enfatizar a importância do Sebrae no seu crescimento empresarial. Para ele é importante ampliar as ações desenvolvidas pelo município em parceria com o Sebrae, e o contato com as microempresas, que são as que mais empregam em todo o país.

Rosalba Ciarlini parabenizou o Sebrae pela iniciativa que visa colaborar com os gestores. A candidata listou diferentes projetos desenvolvidos em parceria com o órgão ao longo de sua carreira política, afirmando que pretende manter a parceria para a manutenção de projetos que já são realizados e novas iniciativas, como levar lições de empreendedorismo para as escolas.

Último a falar, segundo a ordem determinada por sorteio, Josué Moreira afirmou que o encontro era um ótimo momento para discutir o futuro da cidade, aproveitando as potencias econômicos da cidade para fomentar o desenvolvimento em diferentes áreas.

Com informações do Sebrae/RN
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário