Dando sequência a série de orientações aos microempreendedores, nesta quinta-feira, 22, a consultora Ana Clara Montenegro orienta sobre como vender apenas o que tem no estoque.
Segundo ela, é muito comum se fazer propaganda de produtos que não estão disponíveis, visando apenas atrair clientes. Porém, essa estratégia é enganosa e pode ser vista de forma negativa pelo consumidor, que se sente lesado e não volta mais.
“Vejamos a seguinte situação: o cliente chega a um determinado estabelecimento, solicita um produto e o atendente diz: - tem, mas tá faltando. Com certeza, alguém já se deparou com isso. Problemas como esse são comuns quando não se há um processo de controle de estoque. Nesse caso, a empresa deixa de obter o lucro resultante da venda do produto e, além disso, pode gerar uma imagem negativa para os seus clientes, uma vez que não tem disponível para venda os produtos que oferece no mercado”, destaca.
Para Ana Carla, situações desse tipo podem ser evitadas controlando os produtos que existem em estoque, e verificando os prazos de entrega junto a seus fornecedores, para que não haja atrasos.