05 MAI 2024 | ATUALIZADO 10:43
POLÍTICA
Da redação
25/09/2016 13:50
Atualizado
14/12/2018 01:47

Prefeito vai ao debate da InterTV não para pedir votos e sim para defender propostas de gestão

Debate entre os candidatos Tião Coudo, do PSDB, Gutemberg Dias, do PC do B, Rosalba Ciarlini, do PP e Francisco José Junior, do PSD, será realizado após o Fantástico, no sede da InterTV em Mossoró
O prefeito Francisco José Junior, de Mossoró, desistiu de pedir votos, mas não oficializou sua desistência no sistema do Tribunal Regional Eleitoral. Na noite deste sábado, 24, assim como neste domingo, ele declarou que participa logo mais às 23 horas do debate entre os candidatos a prefeito de Mossoró, não para pedir votos, mas para não deixar “candidatos enganar os eleitores como propostas mirabolantes”, destaca Francisco José Junior.

“Não sou candidato, mas não desistir de Mossoró, não desistir de vocês”, acrescenta. Francisco José Junior destacou que não vai denegrir e não vai atingir a imagem de ninguém. “Pode ter certeza que vai ser um debate prepositivo. Vou passar algumas propostas que os outros candidatos possam colocar em seus planos de governo”, finaliza o prefeito.

O debate será na estrutura da InterTV Cabugi, em Mossoró. Estão sendo esperados nos estúdios o candidato Gutemberg Dias, do PC do B, Rosalba Ciarlini, do PP, Tião Couto, do PSDB. O candidato Josué Moreira disse que entraria na Justiça se não fosse incluído no debate.

O debate será transmitido pela emissora e também pelo G1 logo após o Fantástico, por volta das 23h. Esta é a primeira vez em que um debate para prefeito de Mossoró é transmitido pela Inter TV Costa Branca. O encontro reúne os candidatos registrados para o pleito de 2 de outubro e que têm representação na Câmara Federal, segundo informa o G1.

Ainda conforme o g1, o debate de ideias e projetos deve durar cerca de 80 minutos e as torcidas dos candidatos não aparecerão nas transmissões. A discussão será dividida em quatro blocos - dois com tema de livre escolha dos políticos e dois com temas determinados por sorteio. As perguntas serão feitas apenas entre os políticos, por meio da condução do apresentador Murilo Meireles.

O prefeito Francisco José Junior desistiu de sua candidatura de reeleição, explicando que não cresceu nas pesquisas e que iria terminar permitindo a divisão dos votos e, assim, permitir o retorno da “oligarquia” ao poder. Sendo assim, optou por desistir da candidatura, mas que não fez oficialmente, porque sua coligação moveu ações contra os outros candidatos e que uma vez desistindo, estas ações seriam automaticamente arquivadas.
 
Veja o formato do debate
A ordem em que os candidatos farão as perguntas foi definida com antecedência, por meio de sorteio. No primeiro bloco, e apenas neste, cada candidato poderá fazer uma pergunta e todos os candidatos terão que ser perguntados uma vez. Cada candidato terá que perguntar sempre a quem ainda não participou. No segundo, terceiro e quarto blocos, cada candidato poderá ser escolhido para responder a, no máximo, duas perguntas.

O primeiro e o terceiro bloco do debate serão de tema determinado. Neles, os candidatos responderão a perguntas sobre 12 temas, já determinados, que serão sorteados ao vivo. Cada tema será sorteado uma única vez. Nos blocos de tema livre, o tema da pergunta é de livre escolha do candidato que vai perguntar. Este terá 30 segundos para fazer sua indagação a quem preferir. O candidato escolhido para responder terá um minuto e quinze segundos para falar. O político que perguntou terá um minuto para a réplica. Já o que respondeu terá um minuto para a tréplica. Em todos os blocos, os tempos de pergunta, resposta, réplica e tréplica serão os mesmos.

No último bloco, além das perguntas, os candidatos terão 45 segundos para considerações finais. Nesta etapa, as falas obedecerão a seguinte ordem estabelecida em sorteio: Tião Couto, Rosalba Ciarlini, Gutemberg Dias e Francisco José Junior.
G1
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário