05 MAI 2024 | ATUALIZADO 10:43
POLÍTICA
Da redação
26/09/2016 08:32
Atualizado
13/12/2018 04:38

TRE-RN realiza eleição simulada em Vila Flor

De um total de 2.582 eleitores aptos a votar no município, 447 compareceram a simulação, o que corresponde a 17,31% do eleitorado. Número acima da meta esperada pelo TRE
TRE/RN
Com o objetivo de testar o sistema de biometria e softwares de urna, totalização, transmissão e divulgação, foi realizada neste domingo, 25, na cidade de Vila Flor. eleição simulada.

De um total de 2.582 eleitores aptos a votar no município, 447 compareceram a simulação, o que corresponde a 17,31% do eleitorado. Número acima da meta esperada pelo Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que previa uma participação de 400 eleitores.

Na simulação ainda foram testados procedimentos de contingência como “barriga de aluguel” entre urna e “cartão de contingência”. Todas as manobras foram realizadas com sucesso.

Ao final da votação a totalização e o envio de dados ocorreu normalmente e o coordenador de Sistemas, Osmar Fernandes testou, com êxito, o sistema para os dispositivos móveis “boletim de mão” que, através de “QR CODE” lê os boletins de urna e armazena os dados no celular do usuário.

Segundo o secretário de TIC, Marcos Maia “de uma maneira geral foi muito bom o resultado obtido no simulado, onde tivemos uma presença de quase 450 eleitores, tornando-se possível a verificação de algumas falhas operacionais dos mesários na identificação da biometria do eleitor, além de ter sido testado os sistemas da urna, transmissão dos resultados do próprio local, totalização dos votos e, de forma inédita, o aplicativo móvel boletim na mão”, disse.

A diretora geral do TRE-RN, Andrea Campos, parabenizou a equipe da TIC e da 11ª zona eleitoral pela iniciativa de fazer o simulado em Vila Flor, “o qual diagnosticou o perfeito funcionamento dos sistemas a serem utilizados nas eleições e do aplicativo móvel, além de pontos importantes a serem orientados aos mesários como a forma correta da coleta da digital do eleitor”, avaliou.

Do TRE/RN
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário