A dica desta quinta-feira (29) para o empreendedor é sobre a diferença do lucro e pró-labore. A consultora Ana Carla Montenegro diz que administrar uma empresa não é tarefa fácil, são inúmeros problemas que ocorrem diariamente e precisam ser contornados. “Um dos problemas bem recorrentes é quando o empresário não separa a conta da pessoa física com a da pessoa jurídica, perdendo o controle financeiro do negócio”, destaca.
Através de uma gestão equilibrada e separada das finanças pessoais do negócio, é possível saber com mais facilidade qual é o lucro real da empresa. “Muitos empresários acabam chegando à falência por gastarem com despesas próprias muito mais do que poderiam retirar mensalmente da companhia”, orienta Ana Carla.
Segundo a consultora, é necessário que o empreendedor que vai começar o próprio negócio já faça a separação das despesas da empresa e da vida pessoal. “É importante ter em mente que, no início, o faturamento da empresa pode não satisfazer às necessidades pessoais e que, nestes casos, é preciso ter flexibilidade para abrir mão de uma parte do que gostaria de receber para não onerar o negócio, reduzindo de forma temporária o padrão de vida. Ou seja, não adianta o dono estar 'bem' financeiramente e a empresa enfrentando problemas, pois mais cedo ou mais tarde o empresário vai sentir o reflexo desta situação na sua vida pessoal”, conclui.