Pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio) aponta que este ano as vendas do Dia das Crianças devem seguir o exemplo das outras datas comemorativas: menos presentes em Mossoró. A pesquisa mostra ainda que a expectativa de vendas é inferior ao ano passado em cerca 4,5 pontos percentuais (65,6% de intenções em 2016, contra 70,1% em 2015).
Das pessoas que participaram da pesquisa e garantiram o presente, 54% deles pretendem presentear com brinquedos; 33,8% com roupas; 8,5% com calçados; e 4,6% com eletrônicos. O gasto médio de R$ 108,23, valor 1,2% mais baixo do que o obtido pela mesma pesquisa 2015, quando foi registrado o gasto médio de R$ 109,59.
Os consumidores (76,2%) afirmaram ainda que pretendem fazer pesquisa de preço. Para evitar gastos maiores do que o planejado, 74,1% afirmaram que não pretendem levar as crianças na hora das compras.
Ainda de acordo com os levantamentos da pesquisa, a maior parte dos consumidores deverá fazer as compras no comércio de rua (68,6%), a segunda opção deve ser o shopping com 20,7% da procura, um terço dos mossoroenses 34,8% também cogita passear com as crianças e preveem gastar, em média, R$ 110,75.
Para o presidente do Sindivarejo, Michelson Frota, as quedas nas compras já eram previstas devido a tendência já vista. “Infelizmente já prevíamos que haveria uma redução na intenção de compra, em virtude de todo o contexto econômico que vivemos. Mas saber que ainda teremos 65% dos mossoroenses dispostos a gastar não deixa de ser um alento e um indicativo para que o comércio continue se reinventando e buscando todas as formas de conquistar este cliente”, destaca.
Em Mossoró, a pesquisa foi aplicada entre 05 e 07 de setembro de 2016, entre 500 pessoas.