04 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:27
MOSSORÓ
Da redação
16/11/2016 16:34
Atualizado
17/11/2016 06:29

Sessenta mórmons pintam enfermarias e corredores do HRTM; tomógrafo chega na próxima semana

Hospital Regional Tarcísio Maia, que tem 30 anos que foi inaugurado, receberá até o dia 23 um tomógrafo novo, com 16 canais; a sala está sendo preparada para recebê-lo
Sessenta mormos (voluntários) pintaram várias enfermarias e o Pronto Socorro do Hospital Regional Tarcísio Maia neste dia 15 de novembro, feriado da proclamação da república.

O diretor-geral do HRTM, médico Jarbas Mariano, explicou que os diretores compraram a tinta e a mão-de-obra ficou por conta dos voluntários mórmons. “Era muita gente trabalhando”, diz.

Para pintar os repousos masculinos e feminino, Jarbas Mariano explicou que foi preciso remover os pacientes para outras alas. O trabalho de preparação e remoção começou semana passada.

Os pacientes da ala masculina foram colocados no pronto socorro da Pediatria e da ala feminina foram deslocados para uma área reservada da clínica pediátrica. A sala de pequena cirurgias foi improvisada numa sala.

Além dos repousos, também foram pintados corredores, sala de isolamento, pequena cirurgia, recepção do pronto socorro, entre outros setores. O trabalho começou de 6h e terminou às 18h.

Concluída a pintura, médicos e enfermeiros já iniciaram a transferência dos pacientes de volta para seus setores. Segundo Jarbas, a tinta usada não tem cheiro e é lavável.

O auxiliar de logística Nipson Torres foi quem articulou os voluntários para fazer o tão necessário trabalho de pintura nas enfermarias e corredores do HRTM. Ele disse que nada pode ser tão gratificante quanto ajudar ao próximo.

O HRTM foi inaugurado há exatos 30 anos e a primeira vez que passou por adequação em sua estrutura foi há poucos meses, quando a maçonaria concluiu 36 novos leitos de clínica médica, para desafogar os corredores.

Entretanto, por falta de pessoal, 16 leitos não foram abertos e outros continuavam sem funcionar. Com a chegada de mais de 200 novos servidores, o quadro mudou. Todos os leitos foram abertos e as escalas de servidores complementadas.

A mais importante é o Pronto Socorro Pediátrico, que depois de 20 anos, terá pediatras todos os dias, segundo relata Jarbas Mariano se referindo à chegada dos servidores do Hospital da Mulher.
 
Tomógrafo

Ainda conforme Jarbas Mariano, outra obra muito importante que está sendo feita no HRTM é a preparação para receber o novo tomógrafo de 16 canais, que pesa mais de 3 toneladas.

Foi necessário construir uma base de concreto com 20 centímetros para o aparelho se apoiar em cima. “O fabricante quer entregar funcionando no dia 23 próximo”, diz.

O tomógrafo do HRTM está quebrado desde novembro de 2015. Atualmente os pacientes que precisam do aparelho fazem os exames por conta do Estado em três clínicas contratadas em Mossoró.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário