25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
SAÚDE
Josemário Alves
05/03/2015 14:13
Atualizado
12/12/2018 20:59

Audiência discute construção de vila e museu indígena em Apodi

Os descendentes reivindicam a construção de um museu e de uma comunidade indígena.
Ariverton Oliveira / SOS Notícias do RN

Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Apodi discutiu, na tarde de quarta-feira (04), os direitos dos remanescentes indígenas do município.

Os descendentes, representados pelo Centro Histórico Cultural Tapuia Paiacus, reivindicam a construção de um museu e de uma comunidade indígena.

De acordo com a presidente do Centro Histórico, Lúcia Tavares, essas obras irão preservar a história do município, que é composto, na sua maioria, por remanescentes indígenas.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Evangelista Filho, declarou ao MOSSORÓ HOJE que “a audiência fez com que [ele] descobrisse a importância desse resgate para o município”.

Na ocasião foi deliberado sobre a criação de um cadastro dos descendentes indígenas locais, junto à FUNAI (Fundação Nacional do Índio), e a luta para a compra do terreno pelo poder público, onde será construído a comunidade.

Segundo Evangelista, se concluído, “Apodi dará um show de civilização, onde terá sua própria aldeia indígena, um marco na história da região”.

A audiência pública contou ainda com a presença de representantes da Prefeitura Municipal, de membros da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, além de adeptos da luta.

(Foto: Ariverton Oliveira / SOS Notícias do RN)

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário