05 MAI 2024 | ATUALIZADO 10:43
POLÍTICA
Da redação
01/12/2016 07:30
Atualizado
14/12/2018 08:23

“Somos a voz do povo”, destaca no Senado jovem eleito vereador em Parelhas

José Patrocínio Dantas, de 19 anos, participou em 2014 do programa “Jovem Senador”. Ele voltou à Casa Legislativa nesta quarta, 30, agora como vereador eleito
Pedro França/Agência Senado
O jovem José Patrocínio Dantas, 19 anos, que conquistou nas eleições desse ano uma vaga na Câmara Municipal de Parelhas, discursou na tribuna do Senado Federal nesta quarta, 30. Ele foi um dos participantes da edição 2014 do projeto "Jovem Senador" e agora voltou à Casa Legislativa como vereador eleito.
 
Em sua fala, "Netinho Senador", como é mais conhecido, agradeceu aos eleitores de Parelhas pela votação e destacou que o seu sonho é um dia representar o Rio Grande do Norte no Senado Federal.

"Mais do que jovens senadores, somos a voz do povo, daqueles que clamam por mais justiça, por dignidade e pelo exercício pleno da democracia. Eu era tido como o doidinho lá do povoado de Santo Antônio da Cobra, que não teria 100, 150 votos, e eu tive 665 votos e agradeço aqui imensamente ao povo da minha queridíssima cidade de Parelhas. Um dia ainda quero chegar aqui no Senado Federal, eleito pelo voto do povo do RN", afirmou.
 

Netinho, que foi o primeiro participante do projeto "Jovem Senador" a ser eleito para um cargo público, ainda relembrou sua campanha ao Poder Legislativo de Parelhas, citando as dificuldades que enfrentou ao longo da caminhada. "Foi uma campanha pé no chão, sozinho, sem nenhum cabo eleitoral, no corpo a corpo, andei tanto que gastei dois pares de sapato. Para fazer meu material gráfico tive que vender uma ovelha que eu tinha, o resto foi de pinga pinga, pedindo R$ 10 a um, R$ 50 a outro", disse.

O vereador eleito também revelou que, ao chegar nas casas dos eleitores, uma das frases que mais ouvia era: "eu voto, mas você tem o que para me dar?". "Eu respondia: não tenho nada, mas tenho a fé em Deus, eu rezo por você. Peço aqui, meu Deus, fazer valer a esperança que depositaram para eu ser um dos representantes no Poder Legislativo", pontuou José Patrocínio.

Sobre o "Jovem Senador", Netinho, que já havia sido citado pelo presidente do Senado Renan Calheiros, logo no início da sessão, como exemplo de um dos efeitos desejáveis do projeto, que seria despertar o interesse dos participantes para a vida pública, disse que a iniciativa proporciona profundo conhecimento sobre a estrutura do Poder Legislativo brasileiro, além de estimular a atuação política.



"Muitos ainda não conhecem a importância do projeto, que é muito mais do que um concurso de redação, pois proporciona aos estudantes de Ensino Médio das escolas públicas um conhecimento aprofundado acerca da estrutura, do funcionamento do Poder Legislativo Brasileiro", concluiu.

Saiba mais sobre o "Jovem Senador"

Em sua 6ª edição, o Projeto Jovem Senador movimentou o Plenário do Senado no final da manhã desta terça-feira (29). Em solenidade aberta pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, os 27 estudantes selecionados para participar do projeto este ano receberam a premiação pelo concurso de redação por meio do qual foram escolhidos.

Por uma semana, até 3 dezembro, os estudantes vão aprender como funciona o Senado e praticar atividades típicas de seus membros, inclusive defender ideias que poderão ser convertidas em sugestões de projetos de lei. Desde a primeira edição do projeto, em 2011, os 162 jovens senadores já apresentaram 42 sugestões legislativas e 38 estão em tramitação. A maior parte trata de temas nas áreas da educação e do meio ambiente.


 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário