02 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:15
MOSSORÓ
Por Josemário Alves
06/12/2016 11:28
Atualizado
14/12/2018 01:32

“Tivemos momentos de extrema dificuldade”, revela idealizador do Albergue de Mossoró

Centro será inaugurado quinta (08) após seis anos em construção e ofertará assistência a acompanhantes de pacientes internados que não tem para onde ir.
Josemário Alves / MH
Será inaugurado na próxima quinta-feira (08) em Mossoró, o primeiro centro social de assistência aos acompanhantes de pacientes hospitalares da cidade.

Intitulado de Albem (Albergue de Mossoró), a instituição prestará os serviços de alojamento, refeição e pernoite às pessoas de outras cidades, que precisam vir para Mossoró acompanhar familiares enfermos e não têm onde ficar.

Os serviços serão totalmente gratuitos e serão custeados a partir de doações, assim como foi construída a sede.

Idealizador relata as dificuldades enfrentadas (Foto: Josemário Alves / MH)

Em entrevista ao MOSSORÓ HOJE, o coordenador e idealizador do Albem, Edson Oliveira, contou que a ideia de criar o centro social surgiu há seis anos, depois de ver muitas pessoas nos bancos do Hospital Regional Tarcísio Maia sem terem para onde ir.

"Nós percebemos que tínhamos muitas pessoas que vinham de outras cidades, inclusive outros estados, para acompanhar seus parentes internados e não tinha onde ficar. Muitas vezes ficavam dia e noite nos bancos em frente ao hospital sem terem para onde ir", contou.

A partir daí, Edson reuniu amigos para dar início ao sonho. Com apoio de muitos voluntários e doadores, conseguiram concluir a sede do Albem, que fica a 300 metros do Hospital Tarcísio Maia. A construção e estruturação do centro social custou R$ 550 mil.

Sede foi construída com doações (Foto: Josemário Alves / MH)

Apesar de muita contribuição, Edson revela momentos de dificuldades.

"Tivemos momentos de extrema dificuldade. O tempo, talvez, seria a maior dificuldade. Passamos seis anos para concluir e, graças a Deus, hoje estamos aqui prontos para inaugurarmos esse sonho", revelou.

O albergue conta com recepção, sala de acolhimento, refeitório, três quartos femininos e um masculino, banheiros, cozinha, sala para médico plantonista, entre outros cômodos. Inicialmente, o Albem atenderá a 50 pessoas, mas a expectativa é que este limite aumente para 80 acompanhantes.

Dormitório masculino (Foto: Josemário Alves / MH)

O custo mensal para manutenção do centro social será em torno de R$ 9 mil, adquiridos através de doação. Prefeituras da região também irão contribuir cedendo servidores para trabalharem no Albem. A Prefeitura de Severiano Melo é uma delas e se comprometeu em ceder uma funcionária.

Com quase tudo pronto, Edson diz que o sentimento agora é de gratidão. "Gratidão junto com alegria. Dever cumprido. Tornar uma ideia de cabeça e colocá-la em prática para ajudar tantas pessoas é fantástico", concluiu o coordenador e idealizador do albergue.

Quem quiser contribuir com o Albergue de Mossoró pode fazer a doação de qualquer valor através de campanha online. Também é possível ajudar sendo voluntário ou se tornando sócio do albergue. Ligue para (84) 3061-8906 e saiba mais.

Veja vídeo:
 


Doe aqui!

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário