29 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:17
POLÍCIA
Da redação
09/02/2017 15:12
Atualizado
14/12/2018 08:27

Ronda Cidadã promete aproximar PM da população mossoroense

Policiais que atuarão no projeto já começaram a ser capacitados. Expectativa é que trabalhos sejam iniciados em até 30 dias
Assessoria
Aproximar a Polícia Militar da população mossoroense. Esse é um dos principais objetivos do Ronda Cidadã, inicialmente implantado em Natal, que passará a ser desenvolvido no segundo maior município do Rio Grande do Norte em até 30 dias. Os PMs que integram o projeto já começaram a ser capacitados.

De acordo com o novo comandante do Policiamento do Interior I, tenente coronel Alvibá Gomes, as expectativas para o início das atividades do Ronda Cidadã em Mossoró são as melhores possíveis.

“Daqui a 30 dias estaremos na rua. Teremos ações ostensivas, blitz, abordagens, mas também atuaremos em uma política de aproximação com a sociedade, visitando escolas, creches, igrejas, conselhos comunitários, trabalho desenvolvido com o apoio do Governo do Estado”, destacou.

Inicialmente, o Ronda Cidadã será implantado em quatro bairros: Barrocas, Santo Antônio, Bom Jardim e Paredões, contemplando uma população de 62 mil habitantes. “Vamos intensificar as ações, como fizemos quando implantamos a primeira BIC de Mossoró, no Santo Antônio, saturando a área diariamente. Serão seis viaturas para esse trabalho, que já estão sendo enviadas pelo Governo”, acrescenta o comandante do CPR-1.



No total, 30 homens da Polícia Militar, além de 10 guardas civis de Mossoró, estão sendo capacitados para atuarem no projeto. O treinamento acontece na sede do 2º Batalhão da PM, localizado no bairro Aeroporto.

“O curso começou na segunda-feira, 6, e terá duração de duas semanas. Os policiais estão recebendo instruções em áreas como gerenciamento de crise, direitos humanos, política de aproximação, e também estão sendo reciclados no que diz respeito à defesa pessoal, entre outros pontos”, pontua Alvibá Gomes, complementando: “o objetivo é acabar com o estigma de que PM só chega para abordar, prender, eles irão com conversar com a população, por isso é importante também a participação dos moradores. Esperamos resultados positivos já em 30 dias”.

Questionado se os 30 PMs direcionados para o Ronda estariam sendo retirados do efetivo que já está na rua, o comandante explicou que não. “Remanejamos efetivo de unidades como o Hospital da Polícia, DPRE, CIPAM, áreas internas. Não vai diminuir, pelo contrário, com a ocupação no Santo Antônio, por exemplo, as viaturas que atuam lá serão levadas para outras manchas criminais”, conclui Alvibá Gomes.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário