Não é novidade o quanto é esperado o concurso para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Muito já se falou em prazos e expectativa para a divulgação do edital.
De acordo com o Governo do Estado, o certame deve ser divulgado em breve. Anteriormente, o governo já havia adiantado que o edital deve ser divulgado no máximo até junho deste ano, provavelmente, ainda em abril.
Segundo Major Franco, assessor da Polícia Militar do RN, o edital está em fase de conclusão por parte da comissão organizadora.
“Está em fase de conclusão. Tem uns 30 a 45 dias para ser concluído e em seguida será enviado para o Governo do Estado para apreciação e depois serem tomadas as medidas cabíveis administrativas para publicação”, disse.
A expectativa é que o concurso
oferte 600 vagas para soldados e 40 para oficiais, conforme foi informado pelo comandante da PMRN, Coronel André Azevedo. Segundo ele, o concurso sairá até junho.
Atualmente, segundo o governo, o Rio Grande do Norte possui um déficit de cerca de 4 mil policiais militares.
Por outro lado, um
levantamento feito pelo portal UOL publicado nesta quarta-feira (22), mostrou que o Estado possui um efetivo de cerca de 8 mil PMs, 5.166 a menos do que o previsto em lei estadual, que aponta o efetivo de 13 mil como ideal para a quantidade de habitantes.
A situação, no entanto, não é "privilégio" do RN, e, segundo o levantamento do UOL, realidade igual acontece em mais 24 estados brasileiros.
Segurança
O governo também já anunciou concursos públicos para outras áreas da segurança como Polícia Civil e Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP), além dos Bombeiros.
O edital do concurso para o Corpo de Bombeiros foi divulgado no último dia 7 de fevereiro. São 70 vagas para soldados.
Para a Polícia Civil, o governo havia previsto a oferta de 157 vagas para agentes, escrivães e delegados. Já o ITEP teve concurso autorizado com oferta de 46 vagas.
A expectativa é de que todos os certames sejam realizados neste ano de 2017.