09 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:26
MOSSORÓ
Da redação
22/04/2017 12:10
Atualizado
14/12/2018 04:39

Sepultamento: autoridades rendem homenagens ao professor Milton Marques de Medeiros

O empresário, professor e ex-reitor da UERN Milton Marques foi sepultado na tarde deste domingo, 23, no Cemitério São Sebastião. Veja NOTAS de vários segmentos dedicadas a Dr. Milton.
Sob homenagens de familiares, amigos e autoridades, o professor Milton Marques de Medeiros, de 77 anos, foi sepultado na tarde deste domingo, 23, no Cemitério São Sebastião, no Centro de Mossoró. Dr. Milton teve quadro grave de pneumonia e faleceu em Fortaleza neste sábado, 22. 

Durante velório, Milton Marques foi homenageado por diversas autoridades de Mossoró, entre elas, o padre Sátiro Cavalcanti, que falou sobre o amigo.  

Veja mais
Milton Marques contrai infecção misteriosa e está internado na UTI em Fortaleza


Milton é fundador do Sistema Oeste de Comunicação e ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, Milton apresentava o programa "Mossoró de Todos os Tempos", aos sábados, na TCM.

O Sistema Oeste de Comunicação (Grupo TCM) informou por meio de nota que Milton Marques não resistiu a um quadro de pneumonia e teve sua morte confirmada por volta de 13h.

O translado do corpo de Dr. Milton para Mossoró será feito ainda na tarde de hoje. O velório será realizado a partir da noite de hoje até às 13h de manhã na Loja Maçônica 24 de Junho. 

A missa de corpo presente será às 15h, na Capela de Santa Terezinha, na Praça dos Hospitais. O sepultamento será oficiado às 16h, no cemitério de São Sebastião, no centro da cidade.

Nascido em Upanema no dia 9 de julho de 1940, filho de pai tabelião e mãe doméstica, Milton Marques de Medeiros é casado com Zilene Marques, tem quatro filhos e três netos.

Milton Marques se formou em medicina, exercendo a psiquiatria por 35 anos. Ex-reitor da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), ele atuou ainda em várias academias e entidades, como a ACJUS (Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró), ICOP (Instituto Cultural do Oeste Potiguar), ASCRIM (Associação de Escritores de Mossoró).

Venerável da centenária Loja Maçônica 24 de Junho, professor Milton Marques tem formação acadêmica também em Direito.

Empresário do ramo salineiro, da radiodifusão e telecomunicações, Milton Marques fundou o Sistema Oeste de Comunicação que opera rádios em Mossoró, Assú e Apodi, além da TV Cabo Mossoró, promotora de TV por assinatura, internet e do Canal próprio TCM 10 HD.


NOTA DE FALECIMENTO - SISTEMA OESTE COMUNICAÇÃO (GRUPO TCM)

É com imenso pesar que o Sistema Oeste de Comunicação informa o falecimento do nosso superintendente, professor Milton Marques de Medeiros, que estava internado no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza-CE. Dr. Milton Marques não resistiu a um grave quadro de pneumonia e teve sua morte confirmada por volta das 13h. O translado do corpo de Dr. Milton Marques para Mossoró acontecerá ainda no final da tarde de hoje. Inicialmente o velório será realizado na Loja Maçônica 24 de Junho. Mais informações sobre os ritos divulgaremos em breve pela assessoria e demais veículos do Grupo TCM.

A Câmara Municipal de Mossoró, Diocese Santa Luzia, Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção Mossoró, UERN e Governo do Rio Grande do Norte divulgaram na tarde de hoje notas de pesar pelo morte de Dr. Milton.

Veja notas abaixo:

TESTEMUNHO SOBRE MILTON MARQUES - Por Manoel Galdino 

Em 1978/1979 participei do movimento estudantil. Estudava no Centro Educacional Jerônimo Rosado (CEJR). Eu, Carlili, Diógenes Neto, Canindé Morais, Jânio Queiroz e muitos outros estudantes, fundamos o Comitê Estudantil Mossoroense (acho que era esse o nome). Fundamos um jornal, Tribuna Estudantil (me corrijam se estou errado). Naqueles anos era difícil publicar alguma coisa, o regime militar patrulhava tudo. Procuramos o prof. Milton Marques, que possuía um mimeógrafo a tinta (coisa moderna) e falamos da possibilidade de imprimir o nosso jornal. Ótima receptividade. A gente bancava o material, o papel e o jornal seria impresso. Foi uma parceria de quase 3 anos. Tudo na surdina, sem conhecimento público de onde era impresso. O prof. Milton Marques era assim, bem à frente do seu tempo.Ele abraçou a ideia de um punhado de adolescentes idealistas e parecia vibrar com essas ideias. Correu riscos. Na parte de suporte, quem ajudou fornecendo os stencil e papel foi o prof./amigo Gonzaga Chimbinho. Tinha uma pessoa que fazia a impressão do jornal, e se não me engano, o nome dele era Chicão, funcionário do prof. Milton Marques. Guardo essas e outras boas recordações do professor Milton Marques de Medeiros. Talvez nem ele mesmo lembraria desses momentos de luta estudantil, mas acredito que Chicão continua vivo e é testemunha de tudo.

NOTA DE PESAR DE Ivan Júnior, ex-prefeito do Assú e atual secretário de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos

O Rio Grande do Norte está de luto, neste sábado (22), faleceu em Fortaleza aos 77 anos, Milton Marques de Medeiros.

Dr. Milton, como era carinhosamente chamado foi uma das pessoas mais extraordinárias que tive o prazer de conhecer, um homem exemplar, de vasto conhecimento, que dedicou sua vida à grandes causas, cuja biografia é rica e extensa. Ele deixará para a posteridade o legado de um homem ético, empreendedor, respeitado, integro e generoso.

Neste momento, dirigimos nossos pensamentos e orações aos familiares, amigos e funcionários que compartilham o sentimento de tristeza.

Ivan Lopes Júnior






NOTA DE PESAR - Câmara Municipal de Mossoró

A Câmara Municipal de Mossoró externa o mais profundo pesar pelo falecimento do médico, empresário e ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques de Medeiros.

Milton Marques, idealizador e fundador grupo TCM de Comunicação, sempre acreditou no potencial de Mossoró e naqueles que aqui vivem, seja gerando empregos, cuidando das pessoas como médico ou levando conhecimento como professor.

Neste momento de dor, nos solidarizarmos à família e amigos de Milton Marques, desejando força para superar a perda, na certeza de que o exemplo de integridade e empreendedorismo será sempre lembrado por todos aqueles que conviveram com Dr. Milton e pelas futuras gerações.

Maria Izabel Araújo Montenegro
Presidente da Câmara Municipal de Mossoró


NOTA DE PESAR DO EX-DEPUTADO JOÃO MAIA E DA PREFEITA SHIRLEY TARGINO

Com muita tristeza o ex-deputado federal e Presidente Estadual do PR, João Maia e a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, receberam a notícia do falecimento do ex-reitor da UERN e fundador do Grupo TCM de Comunicação, Dr. Minton Marques.

Familiares, amigos norte-riograndeses e, em especial, os mossoroenses.
Conhecer/conviver com Dr. Milton Marques foi um grande privilégio. Homem de espírito público, tendo a honestidade como base de suas ações e propósitos, além de se destacar como educador, empreendedor, amigo e um exemplo de dedicação junto a sua família. Nós sentiremos imensamente a sua ausência e guardaremos sempre sua memória.
 
João Maia e Shirley Targino
 
NOTA DE PESAR - OAB 

O presidente da OAB, subseção Mossoró, Francisco Canindé Maia, vem publicamente em nome da entidade expressar o seu sentimento de pesar e prestar condolências à família do Dr. Milton Marques de Medeiros, ex-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e fundador do Grupo TCM, ocorrido na tarde deste sábado, 22 de abril de 2017. 
Não apenas Mossoró, mas o Estado do Rio Grande do Norte perde um grande homem público, um professor, um médico, um grande empresário, alguém dedicado à causa de servir ao próximo. 
A OAB Mossoró, sente-se no dever de externar os pêsames aos familiares, bem como a todos que fazem a família TCM.
Milton Marques abriu as portas de seus meios de comunicação para a advocacia de Mossoró através do Programa OAB em Ação, na TCM, bem como os espaços em todos os programas na TCM e na FM 95.



NOTA DE PESAR - DIOCESE SANTA LUZIA

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró manifesta pesar pelo falecimento do médico,ex-reitor da UERN e presidente da TCM-Canal 10,Milton Marques de Medeiros, 77, neste sábado, 22 de abril. 

Dr Milton Marques, como era mais conhecido, teve importante presença na Diocese, onde serviu como cristão, um dos fundadores do Movimento de Cursilhos de Cristandade e membro da Fundação Santa Luzia, mantenedora da Rádio Rural de Mossoró.
A Diocese de Mossoró se solidariza com a família e amigos de Milton Marques neste momento de dor e saudade e reafirma sua presença na Palavra de Deus que diz: "Ditosos os mortos, os que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, que eles descansem de suas fadigas, pois suas obras as acompanham." (Ap 14,13)
Dom Mariano Manzana- Bispo Diocesano


NOTA DE PESAR - UERN 

É com profundo pesar que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lamenta o falecimento do ex-reitor Milton Marques de Medeiros, um dos nomes mais marcantes da história desta instituição de ensino superior.

Milton Marques foi reitor em dois mandatos (2005/2009 e 2009/2013) cumprindo a missão de investir na capacitação dos professores se tornando decisivo para que a UERN hoje tivesse em seu corpo docente uma maioria de doutores e para o avanço da pós-graduação.

Foi durante a gestão dele que a UERN realizou o maior concurso público de sua história, em 2010. De perfil conciliador, em sua primeira gestão, colaborou junto ao Governo do Estado para garantir o maior reajuste salarial registrado para os servidores da UERN.

Milton entrou para a UERN como professor da Faculdade de Direito (FAD) onde também foi diretor e lecionou as disciplinas como medicina legal e fundamentos da psicologia.

Antes de ser reitor, Milton ajudou a fundar a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), sendo seu primeiro diretor.

Em seus discursos sempre defendeu a Universidade: “A UERN para o RN é uma palavra de estímulo à cultura, ao conhecimento, pesquisa e ciência porque ela fala com o povo diretamente, no seu próprio interior”.

NOTA DE PESAR - Governo do Rio Grande do Norte

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte se solidariza com todos os mossoroenses pelo falecimento do médico, empresário e ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques de Medeiros, na tarde de hoje.
 
O empresário foi um grande defensor do desenvolvimento do Estado, em especial da Região Oeste, empreendedor de destaque e visionário, tendo sido o fundador do Sistema Oeste de Comunicação, marco importante para a cidade e região. Milton Marques parte deixando serviços prestados a todo o RN.
 
O Governo do RN, por meio do governador Robinson Faria, lamenta a perda e manifesta sua solidariedade à família do ex-reitor Milton Marques e a todo o povo de Mossoró.


NOTA DE PESA - PREFEITURA DE MOSSORÓ

A Prefeitura Municipal de Mossoró lamenta com profundo pesar a morte do ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, superintendente do grupo TCM de Comunicação, médico e empresário, Milton Marques de Medeiros.

Doutor Milton sempre será referência de trabalho e amor a Mossoró. Se fez filho da nossa terra e deixa um legado de empreendedorismo e permanente luta pelo desenvolvimento do nosso município.

Mossoró perde um homem íntegro e humilde que deixa marcas na saúde, comunicação, educação e na indústria salineira.

Aos familiares e amigos manifestamos nossos pêsames e solidariedade.

Rosalba Ciarlini
Prefeita

Leia mais
Milton Marques contrai infecção misteriosa e está internado na UTI em Fortaleza

Amigos e profissinais da comunicação homenageiram Milton Marques nas redes sociais







Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário