03 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:15
MOSSORÓ
Da redação
03/05/2017 16:11
Atualizado
13/12/2018 09:42

Carro fumacê começa a circular por 10 bairros em Mossoró

Localidades como Alto de São Manoel, Belo Horizonte, Santo Antônio e Barrocas estão contemplados inicialmente com o reforço no combate ao Aedes aegypti
Arquivo/MH
O carro fumacê começou a circular nesta quarta-feira, 3, pelas ruas de Mossoró. A ação visa intensificar o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Em princípio, o carro fumacê circulará por dez bairros. "As áreas foram escolhidas com base em normas técnicas de acordo com o aparecimento de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti nas últimas três semanas", explica a diretora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ednaide Menezes, destacando que há possibilidade de expandir as ações para outros bairros, posteriormente.

O trabalho do carro fumacê é realizado através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Mossoró. A orientação é que as pessoas fiquem atentas e abram as portas e janelas das casas, durante a passagem do carro fumacê, para melhorar a efetividade do inseticida. 

Além do fumacê, o CCZ vem realizando um trabalho contínuo de prevenção e controle ao mosquito Aedes aegypti. São visitas periódicas dos agentes de endemias nas residências, trabalho de orientação com a população e uso de larvicidas para combater às larvas do mosquito. Também vêm sendo desenvolvidas, desde o início do ano, mobilizações nos bairros no intuito de orientar e engajar a população nas ações de combate ao Aedes.

As ações do CCZ têm tido resultados positivos, segundo informa Ednaide Menezes. No primeiro trimestre de 2017, por exemplo, o município reduziu o número de casos de dengue em 90% e os casos de chikungunya, em 99%, comparado ao mesmo período do ano passado.

Bairros que receberão o carro fumacê:

Alto de São Manoel 
Alto Sumaré
Barrocas
Belo Horizonte 
Bom Jardim
Costa e Silva
Dom Jaime Câmara 
Pereiros
Ilha de Santa Luzia 
Santo Antônio

Com informações da Prefeitura de Mossoró
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário