07 MAI 2024 | ATUALIZADO 11:01
POLÍCIA
Da redação
05/07/2017 06:58
Atualizado
14/12/2018 06:14

Presídios federais têm visitas suspensas por mais 30 dias após mortes de agentes

Determinação é uma medida de segurança tomada após a morte de três agentes penitenciários federais, entre eles, Henry Gama Filho, que atuava no presídio federal de Mossoró.
Depen/Divulgação
O Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) determinou a suspensão por mais 30 dias das visitas íntimas e sociais no presídio federal de Mossoró e nas outras três penitenciárias federais do país. Os presos, em sua maioria membros de 25 facções criminosas do país, só poderão receber visitas feitas por videoconferência e por parlatório, onde não há contato físico. A informação é do portal UOL.

A portaria do órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi publicada na última sexta-feira, 29, no Diário Oficial da União. O documento "regulamenta temporariamente os horários e regras internas para utlização dos parlatórios para visitas sociais e íntimas e atendimentos e advogados". 

A decisão de prorrogar a suspensão é uma resposta do ministério à morte de três agente do Depen, mortos a tiros por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC). Uma das vítimas foi o agente penitenciário federal Henry Charle Gama Filho, morto em 14 de abril em um bar, no bairro Boa Vista, em Mossoró. 

Há outras duas vítimas este ano: Em setembro de 2016, o agente do presídio federal de Catanduvas (PR), Alex Belarmino foi morto a tiros em Cascavel, Paraná; e em maio deste ano, a psicóloga Melissa Almeida, da mesma unidade, também foi morta em Cascavel. 

Segundo o UOL, as investigações da Polícia Federal apontam que membros do PCC determinaram a morte de oito agentes de presídios federais até a última sexta, 30. Seriam duas mortes por unidade: Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN e Porto Velho (RO).

Após uma operação da Polícia Federal, a justiça determinou a transferência de Fernandinho Beira-Mar para o presídio de Mossoró. A polícia aponta que Beira-Mar participava de esquema de lavagem de dinheiro. Familiares de Fernandinho foram presos em Fortaleza. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário