20 ABR 2024 | ATUALIZADO 11:18
POLÍCIA
Da redação
30/08/2017 07:52
Atualizado
13/12/2018 18:33

Desembargador federal é preso no RN por compra e venda de sentenças no Tribunal Regional

Barros Dias teria solicitado e recebido valores a pretexto de influir em outros magistrados até mesmo em casos nos quais ele próprio havia atuado como julgador, como na “Operação Pecado Capital” e na “Operação Salt”.
Um dos alvos da Operação Alcmeón, deflagrada na manhã desta quarta-feira (30), é o desembargador federal aposentado Francisco Barros Dias, que foi levado à sede da Polícia Federal. A operação investiga compra de venda de sentenças no Tribunal Regional Federal, da 5 Região, de Recife.

O filho de Barros, que é advogado, também está sendo investigado nesta mesma operação. Advogados de Mossoró também estão sendo investigados pela mesma razão, ou seja, compra venda e compra de sentença judicial no Tribunal Federal da 5a Região.

Leia mais
MPF e PF fazem buscas e apreensões em Mossoró contra desembargador federal da 5ª Região

O desembargador aposentado teria solicitado e recebido valores a pretexto de influir em outros magistrados até mesmo em casos nos quais ele próprio havia atuado como julgador, como na “Operação Pecado Capital” e na “Operação Salt” (que apura esquema de sonegação fiscal de grupo empresarial  de Edvaldo Fagundes, filhos, filha e mulher, de Mossoró/RN).

O MPF e a PF cumpriram dois mandados de prisão preventiva, oito de condução coercitiva e 13 de busca e apreensão no Rio Grande do Norte e em Pernambuco. Em Recife, um servidor público foi preso. Em Mossoró, um advogado presta esclarecimento na sede da Polícia Federal.

Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em outros locais. Os nomes dos advogados investigados por comprar ou intermediar a compra de sentenças não foram confirmados pela Polícia Federal de Mossoró.

As medidas foram determinadas pela 2ª e 14ª varas federais do Rio Grande do Norte e se referem a aois inquéritos distintos.


Barros Dias

Barros Dias é desembargador aposentado, nascido em Olho D'água dos Borges, graduado em Direito pela Universidade Federal do RN. 

Chegou a atuar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN); Em 2008, chegou ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede em Recife-PE; antes atuou na Justiça Estadual e Federal do RN, foi promotor de justiça, professor em instituições na capital potiguar.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário