02 MAI 2024 | ATUALIZADO 11:11
NACIONAL
Da redação
30/08/2017 10:19
Atualizado
14/12/2018 07:41

Anvisa suspende venda de lotes de paracetamol e amoxicilina

Motivo: empresas mudaram forma de fabricação; quando isso acontece, Agência deve fazer uma autorização prévia para garantir que mudança não altera funcionamento do medicamento.
Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recolheu lotes de medicamentos que têm como princípio ativo o paracetamol e amoxicilina. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial da União.

Segundo a agência, estão suspensos no Brasil a distribuição e comercialização do medicamento genérico "Paracetamol solução oral 200 mg/mL", lote 0130/2016, com validade em março de 2018. O medicamento é fabricado pela Hipolador Farmacêutica.

Também estão suspensos em todo o território nacional o medicamento Amoxil BD, da empresa Glaxosmithkline, nas concentrações 200 mg/5ml e 400 mg/5 ml.

Comum, o paracetamol é utilizado para redução da dor e da febre, sintomas da gripe, por exemplo. Já a amoxilina, é um antibiótico recomendado usualmente para infecções das vias respiratórias.

O motivo da suspensão é que os fabricantes mudaram a forma de fabricação do princípio ativo do medicamento. Quando isso acontece, é necessário, que a Anvisa faça uma autorização prévia para garantir que a mudança não altere o funcionamento do medicamento no organismo e o tratamento dos pacientes.

Com informações Minha Vida e G1

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário