20 ABR 2024 | ATUALIZADO 11:18
MOSSORÓ
Da redação
26/10/2017 05:15
Atualizado
14/12/2018 08:21

Hospital Duarte Filho começa a ser demolido; Sindicato prepara protesto para esta sexta

Operários da obra no local disseram que a estrutura será demolida e no local será construído o hospital Hapvida, que negou ao MPRN que estivesse comprando a unidade
Operários e máquinas estão demolindo o Hospital Duarte Filho em Mossoró, em frente a Praça dos Hospitais, em Mossoró-RN. Os trabalhos começaram nesta quarta-feira, 25. Conforme os operários da obra, a meta é construir o Hospital da Hapvida no local. A questão pode terminar na Justiça, pois a área deveria voltar ao poder público, conforme previa o Estatudo, e não poderia ser vendida a iniciativa privada. 

Sindicato dos Trabalhadores dos Hospitais Privados de Mossoró está convidado a vizinhança e os servidores em Saúde, para cobrar, num protesto às 8 horas desta sexta-feira, 27, a reforma e reabertura do Hospital Duarte Filho, que está fechado desde 2008. O carro de som passou a manhã desta quinta-feira convidando os moradores e trabalhadores da saúde para participar do ato.

Quando parou de funcionar há 9 anos, haviam aproximadamente 100 funcionários e conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhador dos Hospitais Privados, Luiz Avelino, era muito importante para a saúde de Mossoró. Atualmente o local está sendo usado por viciados e focos de dengue em enormes cistemas. O Sindicato não faz objeção quanto a demolição. O que ele quer é que a estrutura seja reaberta.

Nesta quarta-feira, 25, máquinas e vários operários começaram a demolir o prédio. Nesta quinta-feira, os trabalhos continuaram. Os operários informaram que a ordem era demolir o prédio e que no local seria construído o Hospital da Hapvida.

“Queremos que gere emprego, queremos que atenda pelo SUS, queremos que a saúde melhore em Mossoró. Estes são nossos pleitos”, diz Luiz Avelino, presidente do Sintraphpam, convidando a população para participar do ato pela reabertura do hospital.

Consultado pelo MOSSORO HOJE, o advogado Jerfferson Freire disse que o Estatuto do Hospital Duarte Filho tem cláusula de reversão ao Poder Público em caso de encerramento das suas atividades, como de fato, aconteceu. "O que é mais estranho é que existe um procedimento no MInistério Público sobre este hospital, onde esta informação de compra e venda é negada pela Hapvida", destaca o advogado.

Neste caso, a defesa é que no local seja erguido um hospital municipal, de preferência de clínica cirurgica para atender a demanda da região. Entretanto, caminha, sem que o assunto seja debatido de público, a passos largos para a iniciativa privada assumir a área possivelmente pública.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário