Os mais de 400 pacientes com diabetes cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Mossoró, terão que esperar mais 30 dias para receber a insulina.
O medicamento de alto custo, que é fundamental no tratamento de diabetes - a insulina já está faltando na Secretaria de Saúde do Município há pelo menos 30 dias.
A falta da medicação é graças ao descontrole ou falta de responsabilidade da gestão da Secretaria de Saúde, em fazer a licitação quando o projeto já não existe mais.
Através de nota à imprensa, a Prefeitura de Mossoró faz um insulto aos pacientes, quando informa que está investindo R$ 3.601.800,00 na compra de insulina.
Na prática, trata-se de um processo licitatório que deveria ter sido concluído no segundo semestre de 2017 e que só nesta terça-feira, 9, foi anunciado o vencedor.
Trata-se da empresa Prontomedica Produtos Hospitalares, de Natal. Mas a contratação não é de imediato. Os pacientes com diabetes vão ter que sofrer um pouco mais.
É que somente no final do mês de janeiro é que a Prefeitura vai solicitar 36 mil unidades da insulina Degludeca e 18 mil unidades da insulina Asparte para distribuir aos pacientes.
Seguindo os trâmites legais, o certame está na fase de homologação e adjudicação, que ocorre em um prazo de oito dias corridos. Daí fica concluído o processo.
Entretanto, as insulinas que já estão em falta há 30 dias só poderão ser solicitadas após abertura do orçamento municipal, prevista para acontecer no final de janeiro.