O Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, sancionou nesta segunda-feira (27), uma lei que rebatiza a Arena das Dunas, palco da Copa do Mundo 2014, em Nata, para Arena das Dunas "Marinho Chagas". A mudança faz homenagem ao ex-jogador de futebol do RN.
O estádio foi inaugurado em janeiro de 2014, com um rodada entre América e Confiança, pela Copa do Nordeste, e ABC e Alecrim, pelo Campeonato Potiguar.
Na Copa do Mundo, em junho, o estádio recebeu quatro jogos. México e Camarões, Gana e Estados Unidos, Japão e Grécia e Itália e Uruguai.
Em nota, o governador Robinson Faria, lembrou que a homenagem "faz justiça ao maior jogador que o RN já conheceu. Marinho Chagas defendeu não só os clubes, mas fez questão de representar em alto nível o nome do nosso estado pelo mundo".
Francisco das Chagas Marinho morreu em João Pessoa, no dia 1º de junho de 2014, aos 62 anos. O ex-jogador começou a carreira no Riachuelo. Depois, foi contratado pelo ABC e conquistou o título estadual em 1970.
A partir dali, fez carreira por vários clubes brasileiros, como Náutico, Botafogo e Fluminense. Em 1974, vestiu a camisa da seleção brasileira e foi eleito o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo. Fora do país, jogou na equipe americana do New York Cosmos, ao lado de outros craques como Pelé, Beckenbauer e Carlos Alberto.
Após encerrar a carreira, em 1988, enfrentou problemas com o álcool e acabou internado algumas vezes, por complicações médicas. Empolgado com a realização da Copa do Mundo em Natal, buscou reabilitação para acompanhar de perto aos jogos na capital potiguar. Morreu poucos dias antes do início do Mundial no Brasil.