17 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:16
ESTADO
Da redação
01/08/2018 05:56
Atualizado
14/12/2018 04:23

Começa hoje a semana que visa reforçar a importância da amamentação

Neste período, em nível de Rio Grande do Norte, o edifício da Secretaria da Saúde será posto de coleta para doações
Divulgação/Ministério da Saúde

Começa a hoje a Semana Mundial da Amamentação, que segue até o dia 7 e tem o objetivo de reforçar a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Para o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, é preciso incentivar a amamentação assim como a doação de leite também. “Quanto mais tempo as crianças são amamentadas, mais elas adquirem resistência às doenças. A mulher que amamenta tem benefícios para sua saúde. Peço que as mães além de amamentar, que também doe leite, que é fundamental para crianças que necessitam de leite materno. Estamos trabalhando para ampliar o número de salas de amamentação nas empresas e dentro dos nossos serviços de saúde”, destacou o ministro.

Neste período, em nível de Rio Grande do Norte, o edifício sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), na avenida Deodoro da Fonseca, será posto de coleta para doações de frascos de vidro com tampa de plástico para serem usados nas coletas de leite humano. A ação vai ajudar aos bancos de leite humano do Estado e está inserida nas atividades alusivas à Semana Mundial da Amamentação. Todos os Bancos de Leite Humano (BLH) e postos de coleta estarão mobilizados em torno do tema durante o Agosto Dourado.
 
No sábado, dia 4, os técnicos dos BLH da Sesap participarão do evento comemorativo promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria do RN em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Natal (SMS). A ação acontecerá das 8h às 10h, no Parque das Dunas – na Casa da Mãe Terra. Na programação estão aulas de dança materna, pintura de barriga de gestante, rodas de conversa sobre aleitamento e saúde infantil, massagem para bebês e mamaço. O evento tem o objetivo de fortalecer a mobilização da população em defesa do aleitamento materno, da saúde da criança, da mulher e do planeta.
 
“Durante o mês de agosto a Sesap incentivará os municípios a realizarem ações nas unidades de saúde, com grupos de gestantes, colocando o assunto em evidência e esclarecendo todas as dúvidas que possam existir sobre o tema”, explica a coordenadora estadual do Aleitamento Materno, Handrezza Siqueira.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário