06 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:45
ESTADO
Da redação
17/08/2018 11:37
Atualizado
13/12/2018 16:09

Grande Natal terá 220 câmeras de alta definição checando placas dos carros

As câmeras ampliam as imagens em até 30 vezes e são capazes de identificar a placa de veículos há quilômetros e detectar automaticamente o proprietário do veículo, se está em débito com o Detran ou é roubada
O Diário Oficial do Estado publicou esta semana a homologação da licitação para a instalação das câmeras de alta tecnologia que vão detectar as placas de todos os veículos que circularem nas principais vias de Natal e região metropolitana, permitindo assim que as autoridades de trânsito, consigam fazer um trabalho de combate a acidentes ou até mesmo para evitar crimes com mais eficiência.

Os dados das placas serão transmitidos em tempo real através de rede de fibra ótica para os computadores de alta capacidade instalados na central do CIOSP, onde serão cruzados com bancos de dados dinâmico, de abrangência nacional, permitindo que qualquer problema detectado com a referida placa dispare alerta para as viaturas policiais presentes na região, que poderão fazer a abordagem ao veículo suspeito em questão de minutos.
 
A empresa ganhadora da licitação, que será responsável pela instalação do sistema de videomonitoramento, foi a INTERJATO, especialista em redes de dados. Atualmente quem faz o trabalho de fiscalização das ruas de Natal, principalmente para coibir motoristas embriagados dirigindo, é a Equipe da Lei Seca. Com as câmeras, este trabalho pode ser estendido também as demais equipes de policiais.

A estimativa inicial do investimento era da ordem de R$ 11 milhões, mas a disputa da licitação terminou por reduzir o valor ao patamar de R$ 7 milhões. Ao todo serão instaladas 220 câmeras, sendo 140 móveis e 80 fixas, que irão reforçar o trabalho da Segurança Pública potiguar. Até de permitir um melhor controle do trânsito, as câmeras vão contribuir também com o combate ao crime.

Os recursos do investimento são oriundos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. Além de Câmeras, também foram feitos diversos outros investimentos, como o Hospital Regional da Mulher, em Mossoró-RN.
 
“Assim que o trâmite processual for concluído e a ordem de serviço for expedida, a empresa tem 120 dias para concluir a instalação das câmeras”, disse a secretária de Segurança, Sheila Freitas, que considera as câmeras um avanço tecnológica significativo no combate ao crime e uma empenho do Governo do Estado em buscar soluções para os maiores problemas que afligem a sociedade. 

Os equipamentos serão instalados em Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim e São José de Mipibu, permitindo um controle e monitoramento urbano, como também a fiscalização da circulação de veículos e realização de eventos. Posteriormente se cogita também a instalação do mesmo sistema na região de Mossoró, tanto para melhorar o trânsito como para inibir que crimes aconteçam.

Uma vez implantado, o sistema será integrado ao CIOSP.
 
Para o coordenador do projeto Governo Cidadão, Vagner Araújo, é mais um avanço no combate à criminalidade no Rio Grande do Norte.

“O Estado está investindo em equipamentos de ponta que serão operados pelas nossas polícias, com o objetivo de ampliar as ações de prevenção aos crimes na região metropolitana de Natal”, destacou, reconhecendo também a importância dos equipamentos no controle do trânsito e pagar tirar o perigo das ruas da cidade antes que o acidente ou incidente aconteça e cause danos graves a população.
 
As câmeras móveis terão zoom de 30 vezes, cobrindo uma área de um quilômetro de raio, visualizando espaços urbanos e comércio; e outras 44 câmeras serão capazes de reconhecer placas de carros e motos e já identificar os que possuem emplacamentos atrasos ou queixas de furto e roubo instantaneamente, tanto durante o dia quanto a noite.
 
Além disso, as câmeras vão atuar na prevenção do crime através da identificação de veículos cadastrados como suspeitos, procurados, ou sem os motoristas habituais; terão automação no processo de identificação imediata e busca de irregularidades relacionadas à placa de veículos automotores em pontos de fiscalização como: veículos furtados, com placas clonadas ou inexistentes; veículos não licenciados; veículos com mandado de busca e apreensão; veículos de transporte coletivo clandestino.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário