28 MAR 2024 | ATUALIZADO 13:02
SAÚDE
Cezar Alves, Josemário e Ismael Sousa
15/03/2015 14:39
Atualizado
13/12/2018 03:47

Incêndio leva desespero a UTI, Pronto Socorro e Centro Cirúrgico do HRTM

Quadro de desespero se instalou no setor sul do HRTM, com médicos e familiares dos pacientes correndo de um lado para o outro buscando ajuda. Nove pacientes foram transferidos da UTI.

Um incêndio no setor sul do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, no final da tarde deste domingo, 15, levou ao desespero funcionários e pacientes/familiares internados na Unidade de Terapia Intensiva da única unidade de emergência urgência do Oeste do RN.

A assistente social Luzia Bessa contou que durante a chuva forte na tarde deste domingo, aconteceu uma queda de energia, sendo necessário acionar o gerador (é testado diariamente). Ocorre que o gerador, em seguida, parou de funcionar.

Daí aconteceu um estouro na rede elétrica do HRTM e começou o fogo na ala da UTI. Os bombeiros chegaram rápido e mais rápido ainda conseguiram controlar o fogo, sem causar grandes danos na UTI, porém o ambiente ficou inviável para funcionar como UTI.

E para piorar, a energia não voltou no setor sul do hospital, onde ficam o Centro Cirúrgico, UTI e Pronto Socorro da emergência urgência. As pessoas entravam e saiam usando laternas dos celulares. No lado norte a energia voltou logo.

As clínicas médicas, cirúrgicas, pediátrica, isolamento, repousos masculinos e feminino, além de toda a parte administrativa ficam no outro lado do hospital. Nestes setores, a energia não foi prejudicada. O maior desespero foi na UTI, tanto dos médicos como dos familiares.

A UTI do HRTM estava com os nove leitos ocupados. Os diretores Walter Junior (médico) e Haroldo Duarte (diretor geral) chegaram rápido ao hospital e solicitaram ajuda a secretária Municipal de Saúde, Leodise Cruz, para acionar o SAMU e as UPAs.

Luzia Dantas contou que sua irmã Maria de Fátima Dantas, de 51 anos, chegou ao HRTM andando segunda-feira passada para se tratar de um ferimento no pé. Segundo ela, a irmã foi infectada com alguma bactéria e terminou com infecção generalizada e colocada na UTI.

“Ela sofre de Diabetes e teve dificuldades para se recuperar pois faltam medicamentos. Aqui no HRTM ela piorou muito e agora acontece isto na UTI”, conta. Maria de Fátima Dantas foi transferida pelo SAMU da UTI do HRTM para a UTI do Centro de Oncologia Santa Luzia.

Enquanto três unidades do SAMU se esforçava para transferir os pacientes para outros hospitais, não parava de chegar vítimas de quedas de motos, acidentes de carro e tiros. Edinaldo Monteiro da Silva, de 40 anos, chegou pilotando sua moto a unidade.

Ele havia sofrido um tiro nas costas. A bala entrou e saiu na barriga. Parou a moto e pediu socorro na porta do hospital, que no momento estava sem energia, mas mesmo assim os médicos levaram ele para dentro do Hospital e o socorreram.

Uma senhora aparentando ter 30 anos chegou num Celta, trazida por uma mulher prestando socorro “Esta mulher foi vítima de um acidente com um caminhão, por favor, me ajude, estou com duas crianças no meu carro e ela precisando muito”, diz a mulher chorando.

Esta mulher não teve como ser socorrida no HRTM. Foi encaminhada para ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Belo Horizonte, que, assim como as outras duas, segundo a secretaria municipal de saúde Leodise Cruz, recebeu reforço de pessoal.

Leodise Cruz contou que colocou toda a equipe do SAMU e outras ambulâncias que tem na Prefeitura a disposição dos diretores do HRTM. Ela pessoalmente foi para o HRTM acompanhar o socorro aos pacientes da unidade e que estavam chegando.

Por volta das 19h, a energia começou a se normalizar, ficando estabilizada cerca de uma hora depois. Dos 9 pacientes da UTI, 7 foram transferidos e um ficou na unidade. Sheila Silva contou que o marido dela, o motorista Claudio Geovane da Silva, de 39 anos, ficou no HRTM.

“Ele foi internado para se tratar de um AVC. Foi cirurgiado e estava muito mal na UTI. Daí vim do Rio Grande do Sul para acompanhar ele aqui. Lá dentro já ligaram os aparelhos e deixaram tudo funcionando bem na área de Pediatria”, relata.

Haviam várias crianças internadas na pediatria, porém nem todas apresentavam quadro grave. Apenas um bebê e este foi transferido pelo SAMU para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Wilson Rosado. “A transferência foi tranquila”, informa José Gilliano, do SAMU.

Hospital Almeida Castro oferece Centro Cirurgico para ajudar emergencialmente o HRTM

Devido a paralisação do Centro Cirurgico de emergência urgência do Hospital Regional Tarcísio Maia, a junta interventora do Hospital Maternidade Almeida Castro prepararam o Centro Cirurgico da Unidade para receber possíveis emergências.

A Unidade também disponibilizou a Unidade de Raio X para atender as demandas do HRTM e também das UPAS, considerando que os equipamentos destas unidades estão sem funcionar, precisando de manutenção.

Benedito Viana, que compõe a junta interventora, ressaltou que o Hospital Maternidade Almeida Castro já recebeu toda a demanda de partos que vinha sendo feito no Hospital da Mulher, que parou de funcionar por falta de pagamento às cinco cooperativas médicas, mas que não poderia deixar de se mobilizar para ajudar numa questão de emergência como esta no HRTM.

Esclarecimentos

Os diretores do HRTM não receberam a imprensa para prestar esclarecimentos sobre o que aconteceu na rede elétrica, incêndio e outros pontos de abastecimento da unidade, assim como como foi o socorro aos pacientes internados.

O médico Walter Junior, quando abordado pela imprensa, se limitou a dizer (estava correndo) que a situação era de emergência e não podia falar. O diretor geral, o também médico Hardol Duarte, não respondeu aos pedidos de entrevista.

O assessor de imprensa chegou a unidade após a energia ter sido normalizada e se comprometeu e falar com a direção para nesta segunda-feira, 16, ser feito esclarecimentos a sociedade sobre o ocorrido.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário