29 ABR 2024 | ATUALIZADO 11:01
NACIONAL
GLAUCE CAVALCANTI - AGÊNCIA O GLOBO
24/12/2018 08:25
Atualizado
24/12/2018 08:25

Com incerteza, brasileiros trocam férias no exterior por Rio e praias do Nordeste

O Rio de Janeiro subiu ao posto de destino mais procurado para o Ano Novo, enquanto cidades do Nordeste, como Salvador, Fortaleza e Maceió, despontam como escolha para janeiro
Fortaleza desponta como uma das escolhas para janeiro, afirmam empresas do setor
Agência O Globo

Em um fim de ano marcado pela trajetória de alta do dólar e pela transição para um novo governo, o brasileiro escolheu passar o réveillon e as férias de verão no Brasil. O Rio de Janeiro subiu ao posto de destino mais procurado para o Ano Novo, enquanto cidades do Nordeste, como Salvador, Fortaleza e Maceió, despontam como escolha para janeiro, afirmam empresas do setor de turismo. Com isso, o segmento doméstico vai responder por 60% das vendas de viagens nesta alta temporada, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). A previsão é de aumento de 18% a 20% em vendas na comparação com o verão passado.

O Rio voltou ao topo do ranking na preferência dos viajantes nacionais para o réveillon, mostra levantamento feito pelo portal de busca de viagens Kayak. Desbancou os campeões do ano passado, Miami e Orlando, sendo seguido por outros quatro destinos do Brasil: Fortaleza, Salvador, Recife e São Paulo. Outras cidades no exterior saíram do ranking: Paris, Nova York e Santiago. E Buenos Aires entrou na lista, em 10º lugar.

— No fim de 2017, sete entre os 15 destinos mais buscados eram internacionais, incluindo os dois primeiros. Este ano, há apenas quatro destinos no exterior na lista e apenas a partir da sexta posição. É efeito da alta do dólar, mas também mostra a prudência do viajante brasileiro diante da incerteza relativa ao início de 2019 — explica Eduardo Fleury, à frente do Kayak no Brasil.

Vantagem na América do Sul

O Decolar.com também tem o Rio entre os destinos mais buscados para o réveillon, além das férias no Nordeste como a vedete do verão.

— Sempre que há uma instabilidade do real frente ao dólar, deixando a moeda americana em um patamar mais alto, os destinos nacionais crescem frente aos internacionais, assim como os sul-americanos, na comparação com Europa e EUA — diz Alexandre Moshe, diretor-geral do portal.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário