29 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:14
NACIONAL
Por Agência Brasil
25/12/2018 15:29
Atualizado
25/12/2018 15:29

Planalto confirma que Temer não concederá indulto de Natal

A extinção de penas é uma das competências privativas da Presidência da República prevista na Constituição Federal para presos que cumpriram um terço da pena, inclusive acusados de crimes de corrupção
Temer informou através da Assessoria do Palácio do Planalto que este ano não terá indulto de Natal, ou seja, presos condenados que já cumpriram um quinto da pena terão restante da pena extinta
Foto Antonio Cruz/Agência Brasil

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto confirmou hoje (25) que o presidente Michel Temer decidiu não conceder indulto neste Natal.

A extinção de penas é uma das competências privativas da Presidência da República prevista na Constituição Federal. Tradicionalmente, o perdão é dado nas festividades de fim de ano às pessoas condenadas ou submetidas a medidas de segurança.

A decisão do presidente ocorre a pouco menos de um mês da suspensão do julgamento no Supremo Tribunal Federal da validade do Decreto nº 9.246/2017 que concede indulto natalino e comutação de penas e dá outras providências.

O julgamento do indulto foi suspenso por pedidos de vista dos ministros Dias Tofffoli e Lux Fux.

Até a interrupção, a maioria dos ministros do STF havia votado a favor da validade do decreto de indulto natalino: Alexandre Moraes, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Celso de Mello.

Votaram contra o indulto os ministros Luís Roberto Barroso, relator do julgamento, e Edson Fachin.

Esses ministros se opuseram ao decreto porque a medida se estende a pessoas condenadas que haviam cumprido um quinto da pena – inclusive em casos de corrupção.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário