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ESTADO
DA REDAÇÃO
27/12/2018 08:21
Atualizado
27/12/2018 08:21

Escolas recebem as referências que nortearão trabalho pedagógico

Após ser discutido em seminários realizados nas cidades de Natal, Mossoró e Currais Novos, e contar com a participação de 1300 educadores de todas as escolas estaduais do RN, o documento tem por objetivo ser referência para organização do trabalho pedagógico
A secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosas realizou a entrega das Referências Básicas
Divulgação/Assessoria do Governo

A secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosas realizou a entrega das Referências Básicas para Organização do Trabalho Pedagógico. O documento foi apresentado em cerimônia realizada na sala do gabinete, na sede da SEEC, em Natal. Este é mais um documento estruturante entregue à rede estadual neste ano, iniciadas no começo do mês com a entrega dos Currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Após ser discutido em seminários realizados nas cidades de Natal, Mossoró e Currais Novos, e contar com a participação de 1300 educadores de todas as escolas estaduais do RN, o documento tem por objetivo ser referência para organização do trabalho pedagógico, instrumento importante para a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das unidades de ensino da Rede Estadual de Educação. “Estamos entregando um documento que será o farol para nossas escolas realizarem a construção dos seus planos pedagógicos. Essas referências são fruto de diversas vozes e que contribuirá para a melhoria da gestão de nossas escolas”, declarou Cláudia Santa Rosa durante a entrega do documento.

“As escolas que não contam com um PPP poderão construí-lo. Aquelas que já tem, podem atualizá-lo como o novo documento norteador”, explicou Jailma Carvalho, coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE).

“Educação para prosperar exige um trabalho árduo e muito planejamento, é assim que o Governo do RN vem trabalhando, um exemplo é o PPP”, comenta Jarder Torres, Secretário de Gestão e Metas/Corrdenador do Projeto Governo Cidadão.

Saiba mais

Para a redação final do documento, sondagens online foram realizadas para compreender a composição dos PPPs e suas articulações com o trabalho pedagógico. Em seguida, pesquisadores estiveram em todos os municípios do RN para avaliar os serviços educacionais prestados pela Rede Estadual de Educação. Em setembro de 2017 foi realizada uma primeira discussão da versão preliminar do documento com as referências básicas, com a participação de técnicos da SEEC. Por fim, seminários regionais reuniram educadores de todo do o RN para validar contribuições e entrar na etapa final, finalização da escrita do documento.

Antes da realização do seminário, as escolas discutiram o texto base para a elaboração dos referenciais e enviarem suas contribuições. Cada unidade de ensino pode organizar seu debate e enviar o resultado das discussões. Coube a Fundação Vunesp organizar todas as contribuições, sintetizando-as.


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