11 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:24
ESTADO
DA REDAÇÃO
27/12/2018 16:02
Atualizado
27/12/2018 16:02

Secretaria de Saúde implanta fibra ótica nas suas unidades

A secretaria sempre locou os serviços de rede e agora finalmente tem a sua própria. Já foram instalados os equipamentos de suporte (switchs gerenciáveis e nobreaks) e o lote com 12 bobinas contendo a fibra ótica
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) terá 19 unidades de saúde da Região Metropolitana de Natal com seus sistemas de informação interligados
Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) terá 19 unidades de saúde da Região Metropolitana de Natal com seus sistemas de informação interligados por cabeamento de fibra ótica. O edifício sede, Laboratório Central, Centro Especializado em Reabilitação, Vigilância Sanitária, SAMU 192 RN, além de hospitais, estão entre as unidades contempladas. A assinatura de convênio de cooperação técnica com aUFRN, esta manhã (27) prevê suporte e manutenção após a expansão do serviço de fibra óptica.

A secretaria sempre locou os serviços de rede e agora finalmente tem a sua própria. Já foram instalados os equipamentos de suporte (switchs gerenciáveis e nobreaks) e o lote com 12 bobinas contendo a fibra ótica. As unidades terão internet de alta velocidade, graças ao cabeamento de fibra ótica, proporcionando segurança, economia e mais agilidade na transmissão de dados.

Além da melhoria dos serviços, o investimento de R$ 1,2 milhão trará economia financeira devido aos recursos que deixarão de ser gastos com a locação do serviço a terceiros. Um dos setores beneficiados será a Central Metropolitana de Regulação, que ganhará mais agilidade em serviços como o gerenciamento de leitos e a marcação de exames.

Projeto semelhante já foi implantado na Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed/RN), que também será beneficiada com a ação, expandindo a sua rede para inclusão de videomonitoramento em outras áreas da cidade e fazendo com que a Sesap seja pioneira na propagação dessa interligação. "Estamos fazendo a expansão de uma rede que já existe, através de um termo de cooperação que beneficiará as duas secretarias", explica o subcoordenador de Informática da Sesap, Chander Oliveira.

A inovação será implantada através de parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que será responsável pela manutenção e gerenciamento do serviço.

A informatização, atualização e reorganização da arquitetura da rede de serviços com interligação através de cabeamento de fibra ótica já é realidade em várias partes do mundo. Torna os ambientes mais práticos, ágeis e seguros. Informatizar as informações e torná-las disponíveis aos gestores é extremamente relevante. Com softwares de gestão e monitoramento automatizado de equipamentos é possível, por exemplo, acompanhar com mais celeridade e segurança dados como indicadores de funcionamento, quantidade de pacientes atendidos por mês, manutenções requeridas, serviços com maior demanda, materiais mais utilizados, entre outros.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário