26 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:39
ESTADO
22/01/2019 11:32
Atualizado
22/01/2019 14:23

MPRN investiga prefeito e 5 vereadores por doações de imóveis em Upanema

O inquérito tem a finalidade de apurar a suspeita de prática de ato de improbidade administrativa por aprovação de projeto de lei inconstitucional, que permitiu a doação de bens públicos sem especificar beneficiários, possivelmente para fins eleitoreiros
Prefeito Luiz Jairo, conforme o MPRN, teria feito doações ilegais de imóveis, com base nesta lei aprovada na Câmara ferimento a Constituição Federal

O prefeito de Upanema, Luiz Jairo, o atual presidente da Câmara, vereador Monthalggan Fernandes, mudaram a legislação municipal e desacordo com o previsto na Constituição Federal para doar terrenos públicos a qualquer um, sem especificações. 

Para conseguir este feito no âmbito da Câmara Municipal, o prefeito Luiz Jairo conseguiu, além do apoio do presidente da Câmara, também de dois vereadores da atual legislação e de dois ex-vereadores, do período que as mudanças foram “propostas” e aprovadas na Câmara.

O promotor de Justiça Guglielmo Marcone Soares de Castro ficou sabendo do ato ilegal do prefeito e dos vereadores e abriu na ultima terça-feira (15) um inquérito civil para investigar o prefeito Luiz Jairo, o presidente da Câmara, os dois vereadores e os dois ex vereadores.

O inquérito tem a finalidade de apurar a suspeita de prática de ato de improbidade administrativa por aprovação de projeto de lei inconstitucional, que permitiu a doação de bens públicos sem especificar beneficiários, possivelmente para fins eleitoreiros.

A aprovação do projeto de lei e já com doações ocorreram em pleno pleito eleitoral em 2016. Ou seja, pode ter sido usado para conseguir reeleger vereadores e também do prefeito Luiz Jairo. Neste caso, também será investigado a distribuição das casas.

Os moradores e quem assinaram estas doações serão obviamente convidados para prestar depoimento ao Ministério Público Estadual no âmbito do inquérito que apura o caso.

A portaria do inquérito civil 078.2016.000426 aberto na terça-feira (15) foi assinada pelo promotor de justiça Guglielmo Marcone Soares de Castro.

Com INFORMAÇÕES do Blog Contexto.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário