09 MAI 2024 | ATUALIZADO 09:43
ESTADO
29/01/2019 11:11
Atualizado
29/01/2019 13:40

FIART movimenta a economia da capital potiguar

O evento de valorização à cultura, gera renda e dá visibilidade ao trabalho dos artesãos potiguares, brasileiros e estrangeiros
Governadora falou sobre a que trata da regulamentação da profissão de artesão, da qual participou ativamente para sua aprovação no Congresso Nacional.
FOTO: ELISA ELSIE

A abertura oficial da 24ª Feira Internacional de Artesanato (FIART) aconteceu na noite desta segunda-feira (28), no Centro de Convenções de Natal.

A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade que teve início com a apresentação da banda de música da polícia militar. 

A FIART integra o calendário oficial de eventos do Rio Grande do Norte e acontece sempre durante o período de alta estação, quando o estado recebe o maior número de visitantes.   

O evento movimenta a economia local, gerando renda e divulgando o trabalho dos artesãos potiguares, brasileiros e estrangeiros.   

Este ano participam da feira, como expositores, artesãos de Senegal, Bolívia, República Tcheca, Peru, Madagascar e Colômbia. Esta edição reúne cerca de 1.000 expositores, dos quais 250 são potiguares, oriundos de programas sociais do governo.   

"Sei da importância da FIART na promoção dos artistas e artesãos do nosso Estado, movimentado a economia e levando nosso nome para o mundo. Por isso, fizemos um esforço junto à empresa responsável pela obra e ao Corpo de Bombeiros, afim de conseguir uma licença provisória, para garantir a realização do evento aqui. Mas afirmo o nosso compromisso de acompanhar a conclusão da obra do Centro de Convenções para no mês de maio próximo entregarmos este equipamento 100% finalizado" afirmou Fátima.   

A governadora falou também sobre a Lei 599/2017 que trata da regulamentação da profissão de artesão, da qual participou ativamente para sua aprovação no Congresso Nacional.   

"Vamos construir coletivamente e implementar o Plano Estadual de Promoção do Artesanato Potiguar, que será a aplicação da Lei 599 e trará mais iniciativas como a FIART, possibilitando a ampliação do mercado de artesanato em todo o estado. Valorizar o artesão é também uma prioridade do governo da Professora Fátima Bezerra" afirmou.   

  A expectativa é que aproximadamente 70 mil pessoas visitem a FIART durante os dez dias de feira. No ano passado, foram movimentados R$ 6,8 milhões com a venda e comercialização de produtos.   

Para superar este montante, a organização montou uma grande estrutura e uma vasta programação cultural, unindo música, dança, gastronomia, lazer e entretenimento.  

A edição 2019 traz novidades como workshops, concurso de fotografias, minicursos de artesanato, espaço kids e o já tradicional espaço gastronômico, que conta com a participação de seis cervejarias artesanais do Rio Grande do Norte.   

A FIART 2019 está aberta ao público desde a sexta-feira (25), e vai até o dia 4 de fevereiro, no novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal. Uma programação para toda a família. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário