25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
ESTADO
CEZAR ALVES, DA REDAÇÃO
05/02/2019 07:03
Atualizado
05/02/2019 15:38

Secretário trata sobre policlínicas com os prefeitos nesta terça em Mossoró

Para conversar sobre a instituição das policlínicas regionais, o secretário Cipriano Maia vai conversar com gestores e secretários de 26 municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte na II URSAP e Mossoro; Reunião começa às 8h30
Secretário Cipriano Maia fala aos 13 prefeitos e mais de 25 secretários municipais e diretores de hospitais em Mossoró sobre as medidas que o Estado projeta adotar para melhorar os serviços públicos de saúde
ASSESSORIA DE GILBERTO DIÓGENES

Os prefeitos de 26 municípios da região Oeste e Vale do Açu vão se reunir nesta terça-feira, 5, no auditório da II Unidade Regional de Saúde de Mossoró, com o secretário estadual Cipriano Maia, de Saúde, para tratar sobre a regionalização da saúde.

Para conversar com os prefeitos, Cipriano Maia convidou a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e também o Colegiado de Secretários Municipais do Rio Grande do Norte. As duas entidades apoiam a regionalização dos serviços e chamam atenção dos gestores para este fim.

Após a reunião com os prefeitos, Cipriano Maia vai conceder entrevista coletiva por volta das 11 horas e no horário da tarde, Cipriano Maia vai conversar com os reitores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Nesta quarta-feira, 6, o secretário quer acompanhar uma equipe de representantes das prefeituras do Rio Grande do Norte para conhecer o sistema de policlínicas no vizinho estado do Ceará, parecido com o projeto que quer implantar no Rio Grande do Norte.

O esforço do secretário Cipriano Maia é para otimizar e melhorar os serviços de saúde no RN, instituindo policlínicas, através de consórcios intermunicipais, para garantir o atendimento bem estruturado de baixa e média complexidade nas cidades.

Com este serviço funcionando, o secretário Cipriano Correia espera reduzir as demandas nos hospitais reginais de atendimentos de média e baixa complexidade, deixando estas unidades regionais apenas para atendimentos de emergência e urgência.

Atualmente o Rio Grande do Norte têm 25 hospitais regionais, mas funcionando como deve têm menos de 10, destacando-se Mossoró, Caico, Pau dos Ferros, Parnamirim e Natal. A meta é transformar a metade destes hospitais em policlínicas regionais.

Para convencer os prefeitos a instituir as policlínicas regionais, o secretário Cipriano Correia e equipe técnica realiza reunião nesta terça-feira na II URSAP, em Mossoró. Também foram convidados a Femur e outras entidades da região ligadas aos gestores.

Na região de Mossoró, a missão de coordenar este trabalho de regionalização terá no comando a odontóloga Emiliana Bezerra, Diretora da II URSAP. "Estou visitando as unidades de saúde e vamos conversar com os gestores conversando neste sentido", diz.

Além de conversar com os gestores municipais, Emiliana Bezerra está conversando também com autoridades municipais. Esta semana, conversou com o vereador Gilberto Diógenes sobre a necessidade urgente de instituir a regionalização para melhorar os serviços de saúde em Mossoró.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário