28 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:14
NACIONAL
DA REDAÇÃO
06/02/2019 14:39
Atualizado
06/02/2019 14:39

Programa Mais Médicos é encerrado pelo Governo Federal; editais não serão mais abertos

Não serão abertos novos editais, e os médicos que atuam pelo programa vão continuar em seus postos de trabalho até o final de seus contratos, que têm duração de três anos, informou ao jornal
O Programa Mais Médicos vai ser encerrado pelo Governo Federal. A informação foi confirmada por Mayra Pinheiro, secretária de gestão no trabalho e educação em saúde do Ministério da Saúde, ao jornal El País
Arquivo

O Programa Mais Médicos vai ser encerrado pelo Governo Federal. A informação foi confirmada por Mayra Pinheiro, secretária de gestão no trabalho e educação em saúde do Ministério da Saúde, ao jornal El País. O último ciclo de vagas abertas deve se encerrar ainda esta semana.

Não serão abertos novos editais, e os médicos que atuam pelo programa vão continuar em seus postos de trabalho até o final de seus contratos, que têm duração de três anos, informou ao jornal.

Novo projeto

O programa deve ser substituído por um novo projeto, ainda em planejamento, afirmou a secretária.

O Mais Médicos foi criado em 2013 pelo Governo Dilma Rousseff (PT), e seleciona profissionais para áreas vulneráveis do país, onde haja mais escassez de atendimento médico.

Notabilizado pela participação de médicos cubanos, que chegaram ao Brasil por meio de uma parceria com o Governo da ilha intermediada pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), o Mais Médicos foi criado em 2013 pelo Governo Dilma Rousseff (PT). O objetivo era levar médicos para áreas mais distantes e vulneráveis do país, que sempre tiveram dificuldades de reter profissionais. Recebeu críticas, entretanto, pelo modelo de parceria que trouxe os cubanos, já que a ilha mantinha grande parte dos salários dos profissionais que atuavam em áreas brasileiras. Em dezembro, após críticas da gestão Bolsonaro e o anúncio de que a validação dos diplomas passaria a ser exigida por seu Governo, Cuba encerrou a parceria e retirou seus profissionais, o que gerou uma crise na estrutura de atendimento, especialmente nos pequenos municípios.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário