28 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:28
ESTADO
06/02/2019 16:02
Atualizado
06/02/2019 16:03

Sesap, Femurn e Cosems vão a Russas conhecer modelo de policlínicas

As policlínicas são referências de atendimento no estado do Ceará; O modelo de consórcio interfederativo dever ser implantado no Rio Grande do Norte.
"Para implantar os consórcios é preciso primeiro vontade política", disse Maria de Fátima Fonseca Mota, diretora-geral da Policlínica de Russas.
FOTO: ASSESSORIA

O secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, juntamente com representantes da Femurn, Cosems, prefeitos e secretários municipais de Saúde conheceram nesta quarta-feira (6), em Russas (CE), o modelo de consórcio interfederativo a ser implantado no Rio Grande do Norte.

"Para implantar os consórcios é preciso primeiro vontade política", disse Maria de Fátima Fonseca Mota, diretora-geral da Policlínica Dr. José Martins de Santiago, que fica em Russas e centraliza o consórcio na região.

Segundo ela, tendo em vista a crise na saúde no Ceará, há cerca de 10 anos, se pensou num projeto capaz de desafogar os hospitais da rede pública, criando-se assim o Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará (Proexmaes), que foi fundamentado em indicadores epidemiológicos e no envelhecimento populacional.

O Ceará conta hoje com 19 Policlínicas e 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS). Os recursos para a construção das policlínicas e dos CEOs foram financiados pelo Banco Mundial, no valor total de 124 milhões de dólares, através de empréstimo contraído pelo governo do Ceará.

No caso do Consórcio de Russas, são cinco municípios que formam o consórcio. Além disso, conta com cinco ônibus denominados de Transporte Sanitário para pegar e deixar os pacientes em suas casas.

Para manter as policlínicas, o governo do estado entra com 60 por cento e os municípios com os 40 por cento restantes, cujo máximo é de 10 por cento do valor do ICMS por município.

Cada uma das policlínicas, todas climatizadas, oferecem atendimento em atenção primária e só atendem aos municípios credenciados no consórcio.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário