19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
11/03/2019 10:15
Atualizado
11/03/2019 18:53

Alunos da UFERSA conquistam vaga em campeonato Mundial de Carros Off-road

O Cactus Baja é um projeto interno da Universidade, onde os alunos participantes realizam a criação de carros off-road, voltados para competição. A equipe conquistou o terceiro lugar na etapa nacional e garantiu a vaga no campeonato mundial, nos Estados Unidos.
Alunos da UFERSA conquistam vaga em campeonato Mundial de Carros Off-road, nos Estados Unidos. A Cactus Baja será uma das três representantes do Brasil e a única do Nordeste na competição mundial.
FOTO: CEDIDA/CACTUS BAJA

Após conquistarem o terceiro lugar nacional na 25ª Competição Baja SAE Brasil, dentre mais de 80 equipes do país inteiro, a Cactus Baja, da UFERSA, conseguiu garantir, pela primeira vez, uma vaga no Campeonato Mundial de Baja. A competição aconteceu em fevereiro deste ano, em São José dos Campos/SP.

O Cactus Baja é um projeto interno da universidade, onde os alunos participantes realizam a criação de carros off-road, voltados para competição. Todo o projeto é realizado pelos alunos, bem como a montagem de todas as partes do carro.

O Campeonato Mundial de Baja será realizado entre os dias 6 e 9 de junho, em Rochester, estado de Nova York, Estados Unidos. A Cactus Baja será uma das três representantes do Brasil e a única do Nordeste na competição que conta com mais de 120 equipes de mais de 10 nacionalidades.

A equipe do projeto conseguiu o apoio da Universidade para ir participar do campeonato, contudo, ainda precisam de ajuda financeira para bancar todos os custos da viagem.

Pensando nisso, os alunos deram inicio a uma vaquinha virtual, na qual o público pode fazer doações de qualquer valor para contribuir com a viagem.

A vaquinha pode ser acessa por aqui.

Segundo João Victor Ferreira, participante do Cactus Baja, o projeto é importante para o desenvolvimento profissional dos alunos.

“O projeto dá a oportunidade aos alunos de poderem aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula, na prática. Além disso, a gente pode agregar nossa experiência ao currículo profissional.”, explicou.

PROJETO CACTUS BAJA

O Projeto Cactus Baja surgiu em 2011, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, visando ajudar os alunos das engenharias a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O projeto é voltado para alunos de graduação dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção. Para participar é preciso estar matriculado em um desses cursos.


Atualmente a equipe conta com a participação de 23 alunos e com o apoio e orientação do Professor Doutor Zoroastro Torres Vilar, Engenheiro Mecânico e Professor da UFERSA.

A primeira competição da Cactus Baja aconteceu no ano de 2012. Hoje eles são bicampeões da Etapa Nordeste, sendo o primeiro título de 2016 e o segundo de 2018, e terceiros colocados na Etapa Nacional.

Além do terceiro lugar geral, a equipe Cactus também conquistou a terceira posição em manobrabilidade, o quarto lugar na prova do enduro, que é a principal da competição nacional, e ainda ficou entre os primeiros em aceleração e velocidade.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário