05 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:33
Matéria
AGÊNCIA BRASIL
16/03/2019 11:24
Atualizado
16/03/2019 11:44

Presidentes de Poderes se reúnem para tratar da reforma da Previdência

Rodrigo Maia oferecerá almoço para Jair Bolsonaro, Dias Toffoli e Davi Alcolumbre, na tarde deste sábado (16). O objetivo é discutir a reforma da previdência e a mudança nas regras na aposentadoria dos militares.
A tramitação da reforma da Previdência começa na Câmara dos Deputais, que analisa a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
FOTO: AGÊNCIA BRASIL

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, recebe hoje (16) os chefes dos três Poderes em um encontro na residência oficial da Casa. Foram convidados para um almoço, às 13h o presidentes da República, Jair Bolsonaro, o do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli e o do Senado, Davi Alcolumbre.

Entre os assuntos da pauta está a reforma da previdência e a mudança nas regras na aposentadoria dos militares.

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o deputado federal Felipe Francischini (PSL-PR), que vai comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

A tramitação da reforma da Previdência começa no colegiado, que analisa a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

 Segundo o líder do governo, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), cinco nomes são considerados para relatoria da medida. Sem adiantar nomes, para não gerar "ansiedades", o deputado disse que os candidatos ao posto pertencem a partidos variados e são todos favoráveis à admissibilidade da PEC.

A escolha do relator é uma atribuição do presidente da CCJ. Segundo Francischini, será adotado um critério técnico nessa definição.

"O critério que eu vou adotar é estritamente técnico, tem que ser uma pessoa com ampla capacidade jurídica e, de preferência, que tenha uma experiência já na Casa", afirmou.

A primeira reunião da CCJ será na próxima terça-feira (19), mas o presidente do colegiado descartou iniciar os debates sobre a reforma da Previdência antes da apresentação, pelo governo, do projeto de lei que altera as regras na aposentadoria dos militares.

"A primeira reunião vai ser uma pauta com itens normais, principalmente itens que já estavam na pauta do ano passado. A gente vai aguardar a vinda dos projetos dos militares para que possamos, então, designar o relator e ele possa preparar seu voto", disse Francischini.

SENADO

O presidente do Senado criou uma comissão especial para acompanhar a tramitação da reforma da Previdência na Câmara. A instalação do colegiado está prevista para a próxima terça-feira (19).

A comissão é composta por nove titulares com igual número de suplentes e será presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), com relatoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

O objetivo da comissão é mostrar aos deputados as divergências e expectativas dos senadores para que o texto seja aprovado na Câmara com os principais pontos já pacificados. Como proposta de emenda constitucional não tem Casa revisora enquanto sofrer alteração de mérito, o texto passa da Câmara para o Senado e vice-versa, até que não seja mais modificado.

Para evitar esse vai e vem da PEC, a ideia é que os senadores aprovem o texto analisado pelos deputados.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário