06 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:29
POLÍCIA
27/03/2019 09:55
Atualizado
27/03/2019 09:56

MPRN realiza operação de combate à pedofilia em cidade próxima a Santo Antônio

Operação Além das Sombras foi deflagrada nesta quarta (27). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra um homem de 50 que usava as redes sociais para cometer crimes.
O MPRN alerta que os criminosos geralmente são pessoas acima de qualquer suspeita, com relação de parentesco ou de amizade com a família.
FOTO: MPRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou na manhã desta quarta-feira (27) a operação Além das Sombras, que combate a prática de pedofilia e crime de abuso sexual infantil em uma cidade próxima a Santo Antônio, no interior do Estado.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra um homem de 50 anos que terá a identidade preservada para garantir o sigilo das investigações. Ele se aproveitava da proximidade afetiva com a família de uma criança para perpetrar os abusos através das redes sociais.

O homem usava o perfil da própria filha, outra criança, para enviar imagens e vídeos pornográficos para a vítima. Com o passar do tempo, segundo as investigações do MPRN, ele não teve o mínimo pudor em usar o próprio perfil para continuar com os crimes.

Durante as buscas foram apreendidos celulares e materiais que podem ter relação direta com os abusos. A pedido do MPRN, a Justiça potiguar ainda determinou que o homem se abstenha de fazer contato com a vítima por qualquer meio de comunicação, além de manter-se a uma distância mínima de 200 metros dos locais onde frequentam.

A ação contou com a participação de três promotores de Justiça e de agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público do Rio Grande do Norte, com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar.

O abuso sexual infantil está presente em todas as classes sociais e permanece na “escuridão” em consequência de diversos fatores, entre eles a relação de proximidade e confiança entre abusador e vítima.

Os criminosos geralmente são pessoas acima de qualquer suspeita, com relação de parentesco ou de amizade com a família (pai, mãe, irmão, padrasto, vizinhos, professores, médicos, babás, entre outros).

O MPRN alerta aos pais que a maneira mais eficaz de proteção é a atenção, acompanhamento contínuo e orientação das crianças diante da diversidade de informações as quais são expostas, muitas delas difundidas sem qualquer controle, aliada a falta de supervisão da família.

DISQUE 127

O Disque Denúncia 127 é um canal direto do MPRN para denúncias de crimes em geral. O cidadão pode ligar gratuitamente para o número. A identidade da fonte será preservada.

Além do telefone, as denúncias também podem ser encaminhadas por Whatsapp para o número (84) 98863-4585 ou e-mail para disque.denuncia@mprn.mp.br.

Os cidadãos podem encaminhar informações em geral que possam levar à prisão de criminosos, denunciar atos de corrupção e crimes de qualquer natureza. No Whatsapp, são aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações oferecidas.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário