25 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:54
MOSSORÓ
Leonardo Matoso - HiperLAB/UERN/MOSSORÓ HOJE
31/03/2019 12:05
Atualizado
31/03/2019 12:07

Do "choque" à mudança de vida

“Eu fiquei desesperado. Achei que ia morrer. Mas esse medo surgiu pela falta de informação e eu só pensava na morte. Então me tranquei em casa e passei cinco dias lendo sobre a doença. Li livros, relatos na internet, li tudo que tinha no Ministério da Saúde e decidi sair pelo Brasil fazendo palestras sociais de prevenção sobre o tema”, declarou
Francisco decidiu enfrentar o medo e ajudar outras pessoas
Divulgação

Discutir sexualidade e suas múltiplas formas de prevenção é tarefa mais que necessária e requer quebras de estigmas, preconceitos e estereótipos. Foi o que fez o jornalista e ativista social, Francisco Garcia, que se tornou um exemplo de superação no Brasil ao se declarar soropositivo nas redes sociais. Após diagnóstico positivo, Francisco largou o emprego de apresentador na TV Rio Balsas, afiliada da TV Globo, adesivou seu carro com mensagens sobre educação e prevenção do HIV/Aids e saiu percorrendo mais de 60 cidades brasileiras fazendo palestras.

“Eu fiquei desesperado. Achei que ia morrer. Mas esse medo surgiu pela falta de informação e eu só pensava na morte. Então me tranquei em casa e passei cinco dias lendo sobre a doença. Li livros, relatos na internet, li tudo que tinha no Ministério da Saúde e decidi sair pelo Brasil fazendo palestras sociais de prevenção sobre o tema”, declarou.

Francisco reitera ainda que é de fundamental importância discutir prevenção de modo intersetorial. “As pessoas no Brasil se confundem muito com educação sexual à incentivar pessoas a fazerem sexo. Uma coisa não tem nada haver com a outra. As famílias brasileiras não têm hábito de conversar sobre educação sexual, por isso os números são alarmantes principalmente em jovens de 15 a 19. Isso decorre muito dessa falta de orientação, de diálogos e das ações intersetoriais, unindo saúde, assistência social e educação. Essa discussão é fundamental para salvar vidas e garantir a saúde pública, garantir jovens mais conscientes”.

Com o carro adesivado com mensagens, Francisco passou a rodar o país ministrando palestras sobre o assunto


Neste ano, o Programa Municipal IST’s/Aids e Hepatites Virais de Mossoró irá estender suas ações para as ruas da cidade e para as escolas que aceitarem a proposta de educação sexual, uma vez que é preciso informar e conscientizar crianças, jovens e adultos quanto às reais consequências da realização do sexo sem proteção. (Leonardo Matoso)

*A agência HiperLAB Uern é uma ação do Laboratório de Narrativas Hipermídia (HiperLAB), projeto de extensão do curso de Jornalismo da Uern, coordenado pelo professor Ms. Esdras Marchezan


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário