18 MAI 2024 | ATUALIZADO 13:39
ESTADO
04/04/2019 08:18
Atualizado
04/04/2019 08:21

Mendubin começa a sangrar e RN já armazena 1 bilhão de metros cúbicos

Com 76 milhões de metros cúbicos armazenados, o Mendubim é um dos 10 maiores do Rio Grande do Norte; O maior é a Armando Ribeiro, que já armazena 600 milhões de metros cúbicos de água, 24% de sua capacidade
Açude do Mendubim começou a sangrar na noite desta quarta-feira, 3, em Assu; Reservatório armazena 76 milhões de metros cúbicos de água
FOTO: ADSON BRENO

Com capacidade para armazenar 76 milhões de metros cúbicos de Água, o Açude do Mendubim começa a sangrar, no município de Assu/RN.

O Mendubim é um dos 10 maiores reservatórios do Rio Grande do Norte. Recebe água do Açude Beldroega, de Paraú, que já está sangrando desde o início da semana.

Na manhã desta quinta-feira, o Governo do Estado informou que os 47 açudes monitorados do RN já estão com um bilhão de metros cúbicos de água armazenados.

O ciclo de seca foi 2012 a 2017. Em 2018 começou um ciclo de inverno, o que já permitiu que os açudes tomassem um pouco de água. Não o suficiente para sangrarem.

Nesta quinta-feira, através da reportagem da InterTV, o Estado informou que o acumulado de água nos reservatórios do RN já é o dobro do mesmo período ano passado.

Na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, já estão sangrando os açudes de Encanto e Riacho da Cruz, que abastecem a Barragem de Santa Cruz, em Apodi.

Na região do Vale do Açu, já estão sangrando os açudes do Beldroega, em Paraú; Pataxó, em Ipanguaçu; e agora o Mendubim, em Assu.

Apesar das chuvas, os maiores reservatórios do Rio Grande do Norte tomaram pouca água. A maioria (Itanas, Gargalheiras, Umari, Santa Cruz) não está com 20% de sua capacidade:

O maior reservatório do RN é a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, que esta com apenas 24% de sua capacidade total de 2,4 bilhões de m3, na região do Vale do Açu.

A Barragem Armando Ribeiro, que chegou a ficar com menos de 10% no ciclo de se seca, aumentou 21 cm nas últimas 24 horas e chegou a 600 milhões m3 armazenados.

Entre os açudes que estão sangrando, o Pataxó já é motivo de preocupação da população da cidade de Ipanguaçu com a intensificação das chuvas nos últimos dias.

É que quando o Pataxó sangra com lâmina superior a 70 cm, inunda até 70% da cidade de Ipanguaçu.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário