06 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:43
MOSSORÓ
12/04/2019 00:30
Atualizado
12/04/2019 01:19

Historiador denuncia descaso com museu e biblioteca em Mossoró-RN

Professor Tales Augusto mostra que parte do Museu Municipal Lauro da Escóssia está interditado e o restante não retrata a historia de Mossoró; e a Biblioteca não oferece nem água aos estudantes
Professor Tales Augusto mostra que parte do Museu Municipal Lauro da Escóssia está interditado e o restante não retrata a historia de Mossoró; e a Biblioteca não oferece nem água aos estudantes
FOTOS: TELES AUGUSTO OLIVEIRA

Esta semana, a Assessoria de Comunicação de Prefeitura de Mossoró enviou matéria aos veículos de comunicação informando que o Museu Lauro da Escóssia, que fica perto da Cobal, recebeu mais de 500 visitantes, somente em março de 2019.

Veja mais

Museu Lauro da Escóssia recebe mais de 500 visitantes no mês de março

O historiador Tales Augusto Oliveira foi conferir a estrutura que estes 500 visitantes, em sua maioria estudantes das escolas do município, foram recebidos, no Museu Lauro da Escóssia e na biblioteca. Tales Augusto saiu do local assustado.

Disse que parte do museu está interditado. Não tem estrutura alguma. Os patrimônio está encaixotado. Do que tem exposto, se sobressai a imagem dos cangaceiros. Disse que os danos na estrutura é porta ao teto.

Na Biblioteca Municipal, Tales encontrou também cenário de abandono. E era o dia da Biblioteca. Não tem água para o estudante que for pesquisar lá. O professor se questiona se realmente Mossoró valoriza a cultura, como diz a Prefeita Rosalba.

"É um museu sem museólogo e uma biblioteca sem bibliotecário", reclama.

O texto que segue é do próprio Tales Augusto Oliveira.

PARTE DO PATRIMÔNIO DE MOSSORÓ ESTÁ PRATICAMENTE ABANDONADO

Não existe Museólogo no Museu, não existe segundo os próprios servidores Bibliotecário na Biblioteca Municipal, será que há Arquivistas em ambos espaços públicos que deveriam ser referência Cultural de Mossoró e estão praticamente abandonados?

Não por culpa dos servidores, mas dos que estão na gestão e dos que deveriam fiscalizar, a Prefeita Rosalba Ciarlini, gestora da @prefeiturademossoro deveria valorizar nossa Cultura e Patrimônios e os vereadores da @camarademossoro a fiscalizarem e cobrarem seriedade com a res públicas, prefeita e vereadores em sua maioria parecem está com os olhos fechados!

No Museu, a parte para visitas está aberta apenas embaixo, o Museu mais parece uma ode ao Cangaço que a Cidade da Resistência, pouco se vê dos Resistentes e do Prefeito da época, Rodolfo Fernandes.

Horário de funcionamento do Museu, advinha? Só funciona de terça a sábado, domingo não funciona como outros museus e a tarde nenhum dia, sim, nenhum dia a tarde!

Como exatamente postular ser "uma cidade que valoriza a Cultura", se nem ao menos os mossoroenses podem visitar, escolas vespertinas como irem, turno inverso?

Como acolher visitantes de outras cidades, estados e países se não temos uma infraestrutura mínima e nosso acervo é guardado e impedido de visitação por não ter condições físicas a parte de cima interditada, ia subir e não pude.

Já a Biblioteca, está de tal forma esquecida, que os visitantes não tem nem um bebedouro para matar sua sede, ou levam de casa, ou compram.

Já imaginou aquele estudante que está na faixa da vulnerabilidade social?

O que fazer?

A sorte que os servidores deixam que bebam água do bebedouro que eles rateiam a manutenção do gelágua, o bebedouro foi para manutenção e até hoje não voltou!

Uma triste realidade das minhas visitas em locais que deveriam ser símbolos da cidade de MOSSORÓ, culpados? Já sabemos de quem é culpa!

Será que teremos um dia concursos para Bibliotecário, Museólogo e Arquivista para a Prefeitura de Mossoró! @ Museu Municipal Jornalista Lauro Escócia .

Museu e a Biblioteca, faltou dizer para ti que na biblioteca falta ar-condicionado na sala para os alunos e computadores com internet, sem falar a simples manutenção que deixaria o ambiente sempre com aparência de limpo, e no museu o primeiro andar não está aberto ao público por que o ministério público só aceita se fizer as devidas correções como acessibilidade , a instalação de um elevador resolveria o problema, já na biblioteca o Elevador fazem muitos anos que está quebrado.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário