Os pedidos de socorro onde o risco envolve enxames de insetos lideram as estatísticas de ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros em Mossoró e região.
Somente nos primeiros 100 dias de 2019, das 194 ocorrências atendidas, 61 correspondia a algum tipo de perigo desta natureza. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10).
Pensando na segurança da população, a Sessão Independente de Defesa Ambiental (Sidam) separou algumas recomendações de segurança que a população precisa seguir.
Segundo o Sidam, caso alguém visualize um enxame de abelhas em seu quintal, ele jamais deve ser removido por conta própria. O cidadão deve se afaste e pedir por ajuda especializada.
Outra recomendação é sobre os cuidados com crianças e idosos, para que não fiquem próximos a enxames e nem joguem objetos neles.
Animais domésticos também devem ser afastados do enxame, qualquer barulho que eles façam, poderá irritar as abelhas e desencadear um ataque.
A orientação também serve para quem se deparar com um enxame em movimento. Segundo o Sidam, essa pessoa deve abaixar-se e, caso perceba que será atacado, deverá correr, preferencialmente, em ziguezague.
“Mantenha a calma e lembre-se: As abelhas têm o instinto natural de defender as colmeias, e certamente irão atacar caso identifiquem alguma ameaça. Caso encontre alguma enxame, ligue imediatamente para o telefone de emergência do bombeiros, pelo 193”, concluiu.